2017 foi um ano bastante produtivo para o Legislativo de Ouro, avalia ex-presidente

Ouro – O ano de 2017 foi bastante produtivo para o Poder Legislativo do município de Ouro. Além das atividades normais, diversas outras ações importantes foram desenvolvidas em prol da comunidade pela mesa diretora, presidida por Claudir Duarte, e pelos demais vereadores.

Sessões

No último exercício foram realizadas 42 sessões. Dessas, uma foi solene para a posse, uma especifica para a eleição das comissões permanentes, uma extraordinária e 39 sessões ordinárias.

Das reuniões ordinárias, 07 foram descentralizadas com a presença dos vereadores nas comunidades de: Linha Vitória, Caçador, Linha Maziero, Carmelinda, Linha Leãozinho, Pinheiro Baixo e no Bairro Kleinubing.

Em todas as sessões descentralizadas a participação popular foi bastante expressiva e os líderes comunitários utilizaram a tribuna para expor as principais reivindicações de cada localidade.

Expediente

Durante as sessões houve a análise de muitas matérias de interesse da população.

Foram analisados, votados e aprovados 42 projetos. Dos projetos apreciados: 25 eram ordinários enviados pelo Executivo; 05 eram projetos de leis complementares também protocolados pela Administração Municipal; 06 eram projetos de resolução da mesa diretora e 06 são projetos legislativos apresentados pelos vereadores.

Apenas um projeto de lei enviado pelo Poder Executivo na última sessão do ano permaneceu em poder das comissões.

Durante o expediente dos vereadores foram apresentadas: 102 indicações, 24 moções (de aplauso ou de apêlo), 01 pedido de informação e 07 Requerimentos, entre outros.

Ações importantes

No mês de abril, a Câmara de Vereadores foi parceira da Administração Municipal na programação dos 54 anos de emancipação com a realização do I Encontro da Canção Gospel do Município de Ouro. Foram mais de 30 atrações com a participação da maioria das denominações religiosas do município.

Em agosto, o Legislativo devolveu R$ 120 mil para o Executivo para investimentos em saúde e principalmente para a aquisição de uma nova motoniveladora.

A Câmara participou e intercedeu por questões importantes para a população como: a busca por solução do congestionamento na ponte Irineu Bornhausen, a recuperação e a retomada das obras de pavimentação da SC 467 entre Ouro e Jaborá, a sequencia do Contorno Viário e outras ações coletivas.

Atualmente está em andamento a construção de muros de contenção e fechamento na sede do Poder Legislativo, perfazendo um total de 112 metros quadrados em alvenaria, com investimento de R$ 39 mil. A obra está sendo executada pela construtora Gilberto Bazzo e a previsão de entrega é para os próximos dias.

Vereador Mirim

Durante o ano de 2017 foi colocado em prática o Programa Vereador Mirim em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto e as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino.

Dezoito estudantes – 09 titulares e 09 suplentes – tiveram a experiências de conhecer o funcionamento do Legislativo, participar das sessões, apresentar proposições e participar de viagem de estudos. 

Homenagem

Na penúltima sessão ordinária, realizada no dia 04 de dezembro, a Câmara prestou uma simples, mas sincera homenagem as entidades com atuação social e voluntária no município.

Receberam Moção de Aplauso: Grupo de Alcóolicos Anônimos Renascer (AA) de Capinzal e Ouro; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Capinzal e Ouro, mantenedora da Escola Especial Wanda Meyer; Conselho Administrativo do Bairro Nossa Senhora dos Navegantes pelo projeto de recolhimento de lixo reciclável; o Lions Clube Capinzal e Ouro; o LEO Clube Capinzal e Ouro; o Grupo Escoteiro Trem do Vale; o Master Futebol Capinzal pelo amistoso beneficente em prol do Hospital Nossa Senhora das Dores e as pastorais sociais da Paróquia São Paulo Apóstolo.

Utilização do espaço da Câmara 

O plenário da Câmara, que é um espaço amplo e aconchegando, foi disponibilizado à sociedade ourense muitas vezes ao longo deste ano.

A Administração Municipal utilizou o local para encontros com a terceira idade, encontro com diabéticos e hipertensos, para os grupos de gestantes, para os beneficiários dos programas sociais, para o congresso técnico de competições esportivas e para audiências públicas.

O espaço também foi cedido a Associação dos Acadêmicos de Ouro e a outras entidades para a realização de assembleias e outras reuniões de trabalho. Os partidos políticos também utilizaram o plenário para a realização de convenções e reuniões.

A utilização do plenário é regulamentada pelo regimento interno.

Avaliação

Na opinião do ex-presidente Claudir Duarte, o ano de 2017 foi de bastante trabalho para o Poder Legislativo e as ações fluíram graças a dedicação e a harmonia entre os vereadores, servidores da Casa Legislativa e do Poder Executivo.

“Sou grato a todos que colaboraram para o sucesso ao longo do exercício passado e trabalharei para que 2018 seja ainda melhor” finalizou Dire.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.