Acumulado de chuva superou 100mm em municípios do Oeste e Litoral Norte de SC

Estado – Foram registrados acumulados de chuva superiores a 100 mm em Santa Catarina entre esta quinta e sexta-feira. Segundo a Epagri/Ciram, o volume ocorreu em municípios do Oeste e Litoral Norte. No Oeste, os totais de chuva nesse período representam quase 70% da média climatológica do mês de maio.

A chuva teve início no Oeste do Estado, na madrugada da última quinta-feira (18/05), estendendo-se para as demais regiões catarinenses no decorrer desse dia e madrugada do dia 19/05. Especialmente nas regiões do Oeste e Norte de SC a chuva foi mais persistente, com totais em 36 horas (das 20h do dia 17 às 08h do dia 19) próximos e até acima dos 100mm: 113mm em Maravilha; 144 em Garuva; 120mm em Joinville. Ventos fortes também foram registrados na madrugada do dia 19 com rajadas persistentes de 50 a 60 km/h em alguns municípios.

O fluxo de umidade direcionado para SC, proveniente de latitudes mais baixas, tanto da área continental como marítima, favoreceu a ocorrência da chuva no Estado. Essa mesma condição de tempo se mantém nos próximos dias, permanecendo a previsão de chuva.

No sábado, a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram indica variação de nuvens em Santa Catarina, com condições de chuva a qualquer hora do dia no Litoral. Nas demais regiões, chove no decorrer do dia. A temperatura segue amena.

Para o domingo, a previsão é de tempo encoberto com chuva, melhorando no decorrer da manhã na maioria das regiões. Apenas no Norte do estado a chuva pode se estender ao início da tarde. A temperatura estará em declínio no fim do dia com o avanço de uma massa de ar frio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.