Administração Municipal de Ipira incentiva Agricultura Familiar

A Administração de Ipira, através das Secretarias de Educação e Agricultura, juntamente com a EPAGRI, desenvolvem um trabalho de suma importância ao incentivo da agricultura familiar, realizando a compra de produtos de agricultores do município para a alimentação escolar.

Através da Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades. Só no ano de 2018, foram usados 89% dos recursos diretamente na agricultura familiar.

O PNAE é um programa do Ministério da Educação que garante a alimentação dos alunos da rede básica de educação através da transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O principal objetivo é atender as necessidades nutricionais desses alunos durante a sua permanência na escola, contribuindo para seu crescimento com uma alimentação saudável e consequentemente a aprendizagem e maior rendimento escolar.

A Secretária de Educação, Sandra D. Ravanelli, destaca que a merenda escolar oferecida pelas escolas do município passa por um acompanhamento nutricional, com elaboração de cardápios mensais, de acordo com a necessidade dos alunos, para assim melhorar o rendimento escolar.  “Garantimos com isso a ótima qualidade da merenda escolar, pois todos os produtos entregues são de qualidade e ricos em nutrientes, e assim incentivando a produção e comércio local”, afirma ela.

Atualmente são adquiridos 34 produtos da agricultura familiar: feijão, farinha de milho, legumes e verduras, ovos, suco natural, massas, pães entre outros e de acordo com o Município, o compromisso para 2019 é ampliar ainda mais os investimentos junto à agricultura familiar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.