AMMAC e Prefeitura promovem o 25º Encontro de Mulheres Agricultoras de Capinzal

Capinzal – O Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, na comunidade de Engenho Novo, foi palco de mais um Encontro das Mulheres Agricultoras de Capinzal neste sábado, dia 03. O evento, organizado pela Associação Municipal das Mulheres Agricultoras de Capinzal (AMMAC) e pela Administração Municipal de Capinzal, contou com a presença de cerca de 300 participantes.

Além de comemorar de forma antecipada o Dia Internacional da Mulher, o encontro também celebrou os 25 anos de fundação da AMMAC. Entre as atividades, esteve o acolhimento das participantes, a celebração de uma Missa Temática, a abertura oficial com a presença das autoridades, uma homenagem às fundadoras e ex-presidentes da AMMAC e a eleição para a escolha da nova diretoria da entidade. Um almoço gratuito foi servido a todas as participantes.

A tarde foi promovida uma gincana e entretenimento, seguido do corte do bolo dos 25 anos da AMMAC e encerramento. Participaram do Encontro as mulheres agricultoras do município associadas ou não a AMMAC. A Administração Municipal também disponibilizou transporte para todas as comunidades do interior.

Prestigiaram a programação o prefeito Nilvo Dorini, a primeira-dama Neide Dorini, a vice-prefeita Noemia Pizzamiglio, os vereadores Bruno Michel Favero, Renato Markus, Carlos Adriano Zocoli e Alcidir Afonso Coronetti, além dos secretários de Infraestrutura e Agricultura, Sandro Toaldo e Saúde, Kamile Sartori Beal, e os deputados estaduais Romildo Titon, César Valduga e Neodi Saretta, além do representante do deputado federal Celso Maldaner, Itacir Massocato, entre outras lideranças.

De acordo com a vice-prefeita, Noemia Pizzamiglio, a mulher teve nos últimos anos conquistas expressivas na sociedade. “Ela pôde votar, ela pode se envolver na política, na comunidade, na sociedade, enfim, no trabalho, que não há hoje distinção de trabalho entre mulher e homem. Mas, o mais importante é que nós mulheres conseguimos ter a dupla jornada sem perder a característica de ser mãe, ser avó, ser companheira, ser esposa, e poder manter o equilíbrio dentro da família”, comentou.

A idealizadora do primeiro encontro, Jussara Bordin, que hoje reside em Florianópolis, disse da alegria em estar reunida, novamente, com as precursoras desse evento em Capinzal. “Quando eu cheguei ao município de Capinzal para trabalhar como extensionista da Epagri, nós encontramos as comunidades, depois de muitos anos que não havia um trabalho de extensão rural no município voltado a mulher agricultora, nós buscamos então fazer um trabalho de organização comunitária, e com isso imaginamos ter um grupo que pudesse apoiar esse trabalho no município de Capinzal, e passamos a buscar líderes em cada comunidade, que dispusessem a auxiliar nessa organização comunitária, e foi aí então que iniciou a ideia de uma associação”, explicou.

Além das comemorações, durante a tarde ocorreu a votação da nova diretoria. A chapa escolhida tem como presidente Nair Basei e Nilce Campioni como vice. Também fazem parte da nova diretoria Rosangela Spanhol como tesoureira, Gessi da Silva como secretária, Sandra Scapini como vice-secretária e Zenir Antunes Vialli como vice-tesoureira. O conselho fiscal ficou na responsabilidade de Gecelli Viero, Izamira Barcarollo e Maria Nadir Dalavalli de Lima e, como suplentes, Naldina Falavinia, Claudete Amaral e Sirlei Bernadete Pelizzaro.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: Nilvo Dorini, área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Vigésimo quinto encontro da mulher agricultora de Capinzal. Evento é realizado no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro e conta com cerca de 300 participantes de todo o município. Promoção é da prefeitura e da AMMAC (Associação Municipal de Mulheres Agricultoras de Capinzal).

Posted by Michel Teixeira on Saturday, March 3, 2018

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.