Aplicativo vai alertar sobre risco de enchentes em Concórdia

Concórdia – A Epagri e a Prefeitura de Concórdia lançam nesta sexta-feira, 10, o aplicativo Previsão Concórdia. O lançamento será às 14h, no gabinete do prefeito Rogerio Luciano Pacheco, com a presença da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.

O aplicativo é composto de três abas. Na primeira, o cidadão vai acessar a previsão do tempo para cinco dias no município de Concórdia.

Em outra aba estarão disponíveis informações de monitoramento de níveis de rio e de chuva das seis estações hidrológicas e uma meteorológica completa que a Epagri mantém no município. Essa informação será sinalizada com cores que indicam o risco de cheia ou estiagem: verde para normalidade, amarelo para atenção, laranja para alerta e vermelho para situações de emergência. Os dados são atualizados a cada 15 minutos.

“A ideia é que o cidadão acompanhe a evolução do nível do rio na estação que fica mais próxima a ele, de forma que possa tomar as decisões cabíveis para evitar prejuízos ou outros transtornos causados por alagamentos e estiagens”, explica Guilherme Xavier Miranda, hidrólogo da Epagri/Ciram idealizador do aplicativo.

Na terceira aba do Previsão Concórdia estarão disponíveis informações do nível da barragem da cidade, com dados dispostos de forma semelhante ao monitoramento das outras estações hidrológicas.

O app Previsão Concórdia estará disponível para download gratuito em smartphones que utilizam o sistema operacional Android a partir da data de lançamento. Em breve será disponibilizado no sistema iOS, também sem custo para o usuário. Todos os dados disponíveis no aplicativo podem ser visualizados no site.

Operação da barragem

Ainda por meio do contrato estabelecido entre a Epagri e o município, foi desenvolvido o aplicativo Monitora Concórdia, que será de uso exclusivo dos técnicos da prefeitura. Além dos dados de previsão e de monitoramento, o produto trará as informações da barragem, com as regras de operação e com a previsão de subida ou descida do nível de água nessa área de contenção.

Concórdia sofre com o pouco tempo verificado entre uma forte chuva e início dos alagamentos. De acordo com Guilherme, a cidade pode enfrentar cheias em 15 minutos após a chuva. Isso se dá por causa da formação geográfica da região, que é atravessada pelo Rio Queimados. Segundo o Balanço Social da Epagri, a cada enchente o município de Concórdia amarga um prejuízo médio de R$ 1 milhão.

Na próxima etapa do projeto, a Epagri vai apresentar um estudo de áreas de inundação do município. O produto final será um mapa de Concórdia, acessado pelo aplicativo, onde o usuário vai poder ver uma simulação da evolução da enchente de acordo com a previsão de chuva. Esse produto deve estar pronto em 2020, informa Guilherme.

O contrato com a prefeitura ainda deu origem a dois estudos desenvolvidos pela Epagri: regras operativas da barragem de contenção de enchentes no parque de exposições; e estudo de alocação de barragem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.