Associação de Aleitamento Materno de Concórdia e Região comemora três anos

Quando se lê “Amar” o sentimento já é benéfico. Quando se fala em Amar, não do verbo da primeira conjugação, mas da Associação de Aleitamento Materno de Concórdia e Região os benefícios são ainda maiores.

A Amar nasceu há três anos. Saiu de um sonho e passou a ser realidade depois que um grupo de pessoas se uniu e fundou a Associação. O primeiro objetivo era trazer para o município um banco de leite, mas o investimento era muito alto, desta forma, institui – se a Amar para ajudar as mamães com orientação e informação sobre o aleitamento materno.

Sem desistir do sonho, com ideia e projeto pronto e já com os atendimentos ao público, a Amar foi em busca de parceiros para a construção do banco de Leite. O Rotary Clube Concórdia encampou a ideia e está em busca de parceiros internacionais, juntamente com a Fundação Rotária, no levantamento de recursos financeiros destinados para a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento do banco de leite, que será instalado nas dependências da São Camilo.

Conforme a mentora desse sonho e presidente da Amar, Dr. Ligia Maria Engel, “a nossa luta é trazer para Concórdia o banco de leite, independente de quem teve a iniciativa. Queremos que as nossas crianças tenham todos os benefícios que o leite materno traz. O leite materno é ouro líquido”, enfatiza.

ATENDIMENTOS GRATUITOS

A Amar foi fundada em setembro de 2016 e desde então atende toda a população de Concórdia e região acolhendo as mamães com informação e orientação. Os atendimentos para as mamães são feitos pela enfermeira Mirela Piloni em uma sala cedida pela Unimed por comodato.

Segundo Mirela, a Amar orienta as mamães conforme as dificuldades. ” Entre as maiores dúvidas ainda existe o mito do leite fraco e o leite forte. Como amamentar e posicionar, e barulhos do bebê durante a amamentação também são preocupações e dúvidas comuns das mamāes”, avalia.

As palestras são realizadas nos mais diversos locais e municípios, conforme a demanda. ” Sempre que somos convidadas para falar sobre o aleitamento materno nós vamos com todo o prazer. Além de Concórdia, já tivemos o convite de Arabutã e Presidente Castelo Branco. Lembrando que todo nosso trabalho é gratuito”, confirma Mirela.

Os atendimentos são realizados de segunda e quarta – feira, das 13h30 ás 17h, na rua Atalipio Magarinos, sala anexo a Unimed. O telefone para contato: 3441 1755.

BENEFÍCIOS

A presidente da Amar, enaltece a grandiosidade do leite materno, destacando a orientação da Organização Mundial da Saúde, onde todo bebê merece ter este alimento exclusivamente até os 6 meses de vida e até os 2 anos junto com outros alimentos. “Até o terceiro ou quinto dia de vida do bebê, as mães não tem leite, elas tem aquela água esbranquiçada que é o colostro. O que os pais devem saber, é que este colostro não significa leite fraco, ao contrário, está aguinha branca tem as maiores concentrações de estimuladores das defesas do bebê, que existem na espécie humana”, esclarece.

Ligia comenta ainda que o leite humano tem todos os nutrientes que um bebê necessita. Ajuda evitar doenças futuras tais como: diabetes, doença celíaca, hipertensão arterial e a obesidade. “Bebês amamentados, tem um desenvolvimento cerebral mais precoce, são mais rápidos para andar e falar”.

“Estes são os motivos de uma luta de 30 anos, para termos estímulo ao aleitamento materno e banco de leite”, desabafa Ligia.

Os benefícios não terminam por aí, para as mamães, a amamentação ajuda a evitar hemorragia, colabora com a perda de peso e proteje contra o câncer de mama. “É importante enfatizar que a mama da mulher é fabrica e não depósito de leite, se o bebe sugar o seio materno a mãe terá leite, se não sugar não terá”.

VOLUNTARIADO

A Amar é composta por uma diretoria e apoiadores. Todo trabalho das pessoas que estão envolvidas com a Associação é voluntário. “A única pessoa contratada para atender na Amar é a nossa enfermeira Mirela, que dedica seu maior tempo para ajudar as mamães”, lembra Ligia.

Desta maneira a entidade sobrevive de doações e eventos que arrecadam dinheiro. A presidente conta que foi realizado o bazar, um show beneficente e doações de parceiros. “Agora estamos fazendo nosso planejamento estratégico para as próximas ações da Amar”, conclui.

DIRETORIA
Presidente – Ligia Maria Engel
Vice presidente – Rosely Massoti
Primeiro secretário – Taisa Inês Rorato
Segundo Secretário – Joselita Zuchello

DOACÕES
Quem tiver interesse em fazer doação para a Associação de Aleitamento Materno de Concórdia e Região, pode entrar em contato pelo telefone (49) 99106 – 6255 e falar com a Joselita. Ou pelo telefone (49) 3441- 1755 nas segundas e quartas feiras das 13h30 às 17h.

(Rafa Pille/Ascom)

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.