Associação de Moradores Nova Geração desenvolve projeto inovador de reciclagem em Capinzal

Capinzal – O projeto de reciclagem nasceu em uma reunião da Associação de Moradores Nova Geração, que abrange o Loteamento Residencial Novo Horizonte, Poente do Sol e Comunidade Chapada Verde, ainda em 2015. Com foco na reciclagem nas áreas de abrangência, colaborando com o meio ambiente, reduzindo a geração de material enviando para o aterro sanitário e ainda a possibilidade de geração de receita. Esta ideia logo foi colocada em prática com o apoio do Comitê de Investimento Social da BRF S.A. em Março de 2016, com o lançamento do projeto Transformando Vidas Construindo Sonhos.

Neste ano foi lançada uma gincana com crianças onde mensalmente levavam os resíduos para pesagem, cada etapa o vencedor recebia o reconhecimento. Com a ajuda de outros apoiadores foi construído ao final desta etapa um Parquinho Infantil na praça do Novo Horizonte. Foram investidos mais de R$ 18 mil e ainda sobrou valor para a aquisição de uma cama elástica que é usada em eventos da entidade e emprestada para festas infantis promovidas por moradores. Neste ano foram recicladas mais de 14 toneladas de resíduo.

Em 2017, ainda com o apoio do Comitê de Investimento Social da BRF S.A, o projeto foi reformulado, passou a ter coletas semanais, o trabalho com as crianças continuou fazendo encontro com jovens de 10 a 14 anos onde foram trabalhados assuntos como: Caminho da Reciclagem, Projeto de Reciclagem, Visita ao Aterro Sanitário, Plantio de Árvores na Área Verde, Coleta de Lixo nas Ruas e Quiz sobre assuntos relacionados. Ao final desta etapa foi deixado um investimento de mais R$ 8 mil no cercamento da quadra de arreia já construída anteriormente pela Associação de Moradores Nova Geração. Neste ano foi reciclado mais de 8 toneladas de resíduo.

Em 2018 o projeto mantém as coletas semanais e vai instalar uma Central de Resíduos, onde será recebido plástico, papel, papelão, revistas, jornais, caixas de leite, metais, óleo de cozinha, vidros, pilhas e baterias e lâmpadas com objetivo de reciclar e destinar corretamente os resíduos que não devem ir para o aterro sanitário comum. Desta forma também se busca oferecer alternativa para os moradores que geram resíduos fora dos dias de coleta e não querem seguras até na sexta, dia da coleta.

Desde 2016 já contamos com pontos de coleta e um parceiro que faz a rota de coleta, toda empresa que gera resíduos e quer doar para o projeto pode entrar em contato com o coordenador do projeto na comunidade e membro da associação, Valdemir Steckling, pelos fones 99921-4118 e 99823-7494.

A expansão do projeto já aconteceu em 2017, com a implantação da coleta semanal no Loteamento Universitário e parte do Lar Imóveis. Temos pretensões de aumentar ainda em 2018 a abrangência, fazendo devolutivas para as comunidades, em benefício de jovens e crianças.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.