Associação recolhe embalagens de agrotóxicos em Capinzal e Ouro

O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é comemorado em 11 de Janeiro em todo o Brasil. A data é usada para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.

O elevado uso de agrotóxicos nas lavouras do país e a consequente contaminação de alimentos e águas tem sido veiculado, de tempos em tempos, nos meios de comunicação. A utilização destes produtos, potencialmente perigosos a saúde humana e ecossistemas, precisa ser amplamente debatido por toda a sociedade.

De acordo com a legislação federal, a destinação de embalagens vazias e de sobras de agrotóxicos e afins deverá atender às recomendações técnicas apresentadas na bula ou folheto complementar, adquirido junto a compra do produto. Os usuários de agrotóxicos e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias, e respectivas tampas, aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra.

Após o uso, antes da devolução, cabe ao agricultor realizar a lavagem das embalagens no campo, armazenando-as temporariamente para entrega posterior na unidade de recebimento indicada. A norma técnica NBR 13968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define a chamada “tríplice lavagem” e a lavagem sob pressão, onde os resíduos contidos nas embalagens podem ser removidos e reutilizados na lavoura.

Os estabelecimentos comerciais deverão dispor de instalações adequadas para recebimento e armazenamento das embalagens vazias devolvidas pelos usuários, até que sejam recolhidas pelas respectivas empresas titulares do registro, produtoras e comercializadoras, responsáveis pela destinação final dessas embalagens.

Em Capinzal e Ouro foi criado no ano de 2002, a Associação de Revenda Agroquímicas que é integrada por responsáveis de casas agropecuárias dos dois municípios e que tem como finalidade organizar o recolhimento e destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas.

O presidente da Associação, Enio Frigo, falou sobre o trabalho da associação lembrando os agricultores sobre a entrega das embalagens neste período de encerramento do ano agrícola até o mês de abril.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.