Atropelamento no centro de Capinzal suscita discussão sobre segurança dos ciclistas

Capinzal – O atropelamento de um ciclista na tarde desta terça-feira (27) no centro de Capinzal suscitou a preocupação quanto à segurança dos ciclistas em vias públicas. Na manhã desta quarta-feira a Associação Pedal de Capinzal e Ouro, através de seu presidente Sinue Colombo se manifestou sobre o assunto.

O acidente ocorreu na rua Dona Linda Santos, no cruzamento com a Dom Vicente Gramazzio. O ciclista foi atingido por um automóvel em alta velocidade. Por sorte, a vítima não teve ferimentos graves. A bicicleta ficou bastante avariada.

Segundo Colombo, a entidade que atualmente conta com 45 associados, prega a segurança tanto dos praticantes do ciclismo como dos demais usuários das vias públicas, como pedestres e motoristas de veículos automotores.

O presidente da Associação Pedal de Capinzal e Ouro comenta que os membros da associação participam mensalmente de eventos na região do Contestado. “A gente prega aos integrantes da associação para respeitar a via pública, a sinalização de trânsito, informa também que é um esporte que tem seus riscos, o ciclista é consciente disso, e, portanto, precisa utilizar equipamentos de segurança como o capacete, luva, lanterna de sinalização (noite) para ser visualizado pelos motoristas”, exemplifica.

Quanto ao acidente no centro da cidade, Sinue Colombo lamenta o fato. “A gente fica triste com o ocorrido. Esperamos que o culpado seja responsabilizado pela sua atitude. Nós como associação já promovemos campanhas para conscientizar as pessoas sobre a bicicleta. Mas sabemos que há muitos ciclistas que fazem coisas não condizentes com as normas pregadas, andando na contramão, subindo em calçadas, fazendo manobras perigosas tanto a pedestres quanto a motoristas. Quanto associação a gente pede aos associados que deem exemplo”, lamenta.

Colombo também salienta que muitos motoristas também não sabem que a bicicleta é um meio de transporte e que também tem o direito de utilizar a via pública. “Em outras cidades é valorizada a prática do ciclismo até mesmo como alternativa para os problemas de mobilidade urbana”.

Quanto ao evento anual de pedal realizado sempre em novembro em Capinzal, Sinue Colombo adianta que neste ano houve alteração de data. O evento irá ocorrer no dia 20 de maio. Segundo ele, a alteração tem por objetivo melhorar algumas situações que não se encaixavam com o período de final de ano.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.