Nível do Rio do Peixe expõe ruínas de ponte em Lacerdópolis; previsão ainda é de tempo seco

Lacerdópolis – O período prolongado sem chuvas na região já preocupa moradores de diversos municípios do Estado. Há pelo menos 30 dias não chove com intensidade suficiente para a recuperação dos mananciais e normalização dos níveis dos rios. Em Xanxerê, no Oeste, por exemplo, a Defesa Civil faz os levantamentos necessários para um possível decreto de situação de emergência. A prefeitura e o Corpo de Bombeiros já estão levando água para propriedades rurais.

O Meio-Oeste também é uma das regiões afetadas. O Rio do Peixe, um dos principais, há dias está com seu nível em decadência. Em Lacerdópolis, a baixo nível do Rio do Peixe fez aparecer a estrutura da antiga ponte que ligava o Centro da cidade à comunidade de Barra Fria, e que foi derrubada pela enchente de 83. A leitora Jovane Mantovani Dondel enviou fotos à redação que mostram os escombros com grande parte fora da água. “Fiquei impressionada, pois sempre morei aqui e nunca tinha visto”, detalha.

A previsão não é nada animadora para os que esperam a chegada da chuva. Os últimos dias de inverno em Santa Catarina têm previsão de sol, tempo seco e temperaturas altas. “A nova estação traz uma informação um pouco melhor, mas nada que resolva o problema da estiagem. A previsão é que no fim de semana e em parte da semana que vem, primeiros dias de primavera, possamos ter nuvens associadas à chuva. Se nada mudar, serão instabilidades mal distribuídas, ou seja, chove numa região e não passa de aumento de nuvens numa área próxima”, explica o meteorologista Leandro Puchalski.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.