Bebê de 10 meses monitorada após apresentar suspeita de sarampo em Capinzal

Viral Diseases - Hand Infected - Hand foot and mouth disease HFMD

Capinzal – A Secretaria de Saúde de Capinzal notificou na quinta-feira, dia 19, um caso suspeito de sarampo no município. Um bebê de 10 meses apresentou os sintomas da doença, mas não chegou a ser hospitalizado. Foi realizada a coleta de sangue para exame, sendo que nos próximos dias sairá o resultado.

A Secretaria de Saúde está seguindo as recomendações da Gerência Regional de Saúde, de modo que as pessoas que tiveram contato com o menino foram vacinadas. As medidas são preventivas.

Embora seja raro, o bebê entre os 6 meses e 1 ano de idade pode ser contaminado com sarampo. Como outras tantas doenças, a vacinação é uma forma de se proteger, mas como neste caso ela é indicada após os primeiros 12 meses, alguns bebês podem acabar tendo a doença antes dessa idade. Os sintomas do sarampo são febre extrema, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa causada por vírus. Geralmente, atinge bebês e crianças de até 5 anos que não tomaram a vacina. Também pode aparecer em adultos, e se não for tratada pode acarretar outras complicações como pneumonia, conjuntivite, cegueira, convulsões, diarreia, infecções no ouvido e respiratórias, encefalia e lesão cerebral. No pior dos casos, ele pode levar o paciente à morte. As informações são da Rádio Capinzal.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.