Beneficiários do BPC precisam se inscrever no Cadastro Único até dezembro de 2018

Capinzal – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) convoca as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a se inscreverem no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Até o início deste ano, cerca de 1,8 milhões de beneficiários – entre pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos – ainda não tinham sido cadastrados. Atualmente, mais de 4,5 milhões de brasileiros recebem o BPC em todo o país.

O ministro do Desenvolvimento Social em exercício, Alberto Beltrame, destaca que o registro é importante para a melhoria da gestão dos benefícios ao mesmo tempo que amplia o acesso das famílias pobres às políticas sociais. “Esse cadastramento permitirá ao governo federal conhecer melhor quem recebe o benefício. O sistema utilizado no Cadastro Único possibilita o acesso a informações qualificadas sobre a forma de vida das pessoas, como o local de residência, renda e escolaridade. Além disso, possibilita que as famílias saiam da vulnerabilidade a partir do direcionamento a outros programas”, afirma Alberto Beltrame.

Como se inscrever – Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para informações e a Secretaria de Assistência Social do município para se cadastrarem. Em Capinzal, os beneficiários devem ir até a Casa do Cidadão, no setor do Cadastro Único, portando os documentos necessários para o cadastramento.

Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar, que deve levar os documentos pessoais de todos os que residem na mesma casa. Na ausência de um responsável familiar, o cadastro pode ser feito por um curador, neste caso, não necessita residir na mesma casa.

  • Carteira de Identidade de quem mora em casa;
  • CPF de todos que moram em casa;
  • Titulo de Eleitor de quem mora na casa;
  • Certidão de casamento ou de Nascimento de quem mora na casa;
  • Conta de luz e água do endereço atual;
  • Comprovante de renda (FOLHA DE PAGAMENTO) ou declaração de renda autenticada de quem mora em casa;
  • Carteira de trabalho de todos que moram na casa (folha de pagamento também);
  • Histórico de remuneração /Benefícios/CNIS/INFBEN ou documento competente que descreva e detalhe a remuneração fornecido pelo INSS para todos os membros da família maiores de 18 anos;
  • Atestado de frequência escolar de todos os membros família que estudarem.

O atendimento do Cadastro Único, em Capinzal, ocorre terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Telefone: 3555-3526/ 3555- 4634.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.