Beto Carrero World suspende investimentos em SC

O Beto Carrero World suspendeu novos investimentos em Penha, no Litoral Norte, até que se resolva o impasse junto à prefeitura, que envolve o pagamento de ISS. O período de isenção terminou no ano passado, e desde então se arrastam as discussões sobre o percentual de imposto que o empreendimento deveria pagar. Com a decisão, o parque deixa de buscar novas parcerias e de estrear novas atrações. A informação foi veiculada nesta quarta-feira (31) pela colunista Dagmara Spautz, do NSC Total.

De acordo com a publicação, a legislação do município prevê 5% de ISS sobre o faturamento das empresas da cidade. “O prefeito Aquiles da Costa (PMDB) sugeriu redução para 3% e 2% nos últimos meses, mas o projeto jamais chegou à Câmara de Vereadores. A prefeitura vinha exigindo do parque uma contrapartida, como doação de terrenos e de uma área para abrigar o Executivo. As negociações, no entanto, esbarraram na pressa”, revela a reportagem.

“Em dezembro a prefeitura começou a abrir uma avenida em terrenos que pertencem ao parque, às margens da rodovia Transbeto. Os acionistas do Beto Carrero World chegaram a discutir a doação das terras, mas ela jamais foi formalizada. Para a prefeitura, a área é do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (Deinfra) e a abertura é autorizada – mas a direção do parque enxerga a situação de maneira diferente”, conta Dagmara.

De acordo com a colunista, sem a doação formal, o Beto Carrero World recorreu esta semana à Justiça para pedir reintegração de posse da área. “Foi a gota d`água, que levou a presidência a afirmar a suspensão dos investimentos. O presidente do parque, Rogério Siqueira, alega que enquanto deixou de pagar o ISS o Beto Carrero World investiu no município e na captação de turistas para Penha – o que não estaria sendo levado em conta”, diz a matéria. Desde agosto, quando venceu o período de isenção, o Beto Carrero pagou o equivalente a R$ 3,9 milhões em ISS à prefeitura de Penha.

Proposta

O prefeito Camilo Martins (PSD) vai formalizar proposta aos acionistas do Parque Beto Carrero para investirem em Palhoça. Garante ISS de apenas 2% (a prefeitura de Penha exige 5% de ISS), além da postergação do pagamento de 75% do imposto devido no prazo de 48 horas, sem juros.

O prefeito já pediu agenda ao presidente do parque Rogério Siqueira para iniciar negociações. Garante, inclusive, área especial para empreendimento turístico no município.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.