Biólogos não descartam hipótese de animal flagrado no centro de Jaborá ser um Lobo-Guará

Jaborá – Biólogos não descartam a hipótese de o animal estranho flagrado no centro de Jaborá na madrugada da última quinta-feira (09) ser um Lobo-Guará. Dois biólogos que atuam em Concórdia analisaram as imagens, voluntariamente, e informaram que estão empenhados em ajudar a identificar o bicho.

“As imagens não ajudam, mas pelo tamanho, coloração e forma de deslocamento pode ser que seja um Chrysocyon brachyurus (Lobo-guará). Tendo em vista que, devido aos riscos de extinção pela perda de habitat, hoje esse animal aparece raramente em cidades, pois se assemelham com os campos abertos no Cerrado e na própria Mata Atlântica”, disse uma bióloga que, momentaneamente, prefere não se identificar.

Segundo ela, ainda há três unidades de conservação em municípios próximas a Jaborá. “Considerando a distância que esse animal pode percorrer- em torno de 12 km por dia, das quais ele poderia ter vindo. O Guará é um símbolo na nossa fauna e do bioma Cerrado. Se houverem novas imagens com maiores detalhes seria possível confirmar se é esta espécie ou não”, completa.

A bióloga disse ainda que está em contato com especialista em mamíferos e avaliando o caso. “O modo de andar está deixando algumas dúvidas. Levantamentos a possibilidade de ser um cão grande com patas sujas. Mas só tem como confirmar com fotos ou vídeo com maior qualidade”, explica.

“Tem muita chance de ser mesmo [Lobo-Guará]. Ele tem ocorrência no estado”, finaliza.

As imagens também estão sendo analisadas por biólogos da Polícia Militar Ambiental a pedido do tenente-coronel Jorge Luiz Haack. O oficial também se colocou a disposição para auxiliar na identificação do animal que virou assunto das rodas de conversa em Jaborá.

Relembre

O animal estranho foi flagrado por uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial no centro da cidade. O flagrante ocorreu na madrugada da quinta-feira (09). Segundo as informações, um morador avistou animal caminhando tranquilamente pela rua Primeiro de Maio, em frente ao cartório do município. Ele estava nas imediações do trevo de chegada da cidade e viu de longe o bicho estranho. Ao se encontrar com amigos, o homem descreveu o animal e, após chegar ao conhecimento do responsável pelo estabelecimento, foram buscadas imagens da câmera de segurança para certificar-se de que realmente o suposto bicho era real. A surpresa foi quando as imagens registradas por volta das 4h (no vídeo o horário está errado, aparece 15h) mostram o animal passando em frente ao cartório. A partir daí o assunto passou a ser esse, provocando o maior burburinho na cidade.

Moradores já arriscavam dizer se tratar de um lobo-guará, mas, enquanto a análise não sai, o animal misterioso deverá continuar sendo motivo de conversas nas famílias jaboraenses.

VÍDEO Mistério: Animal estranho flagrado caminhando no centro de Jaborá provoca alvoroço na cidade http://www.michelteixeira.com.br/misterio-animal-estranho-flagrado-caminhando-no-centro-de-jabora-provoca-alvoroco-na-cidade/

Posted by Michel Teixeira on Friday, November 10, 2017

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here