Bolsonaro planeja aumentar limite da CNH de 20 para 40 pontos e acabar com lei do farol aceso

Brasil – Além da intenção de ampliar de 5 para 10 anos a validade da CNH no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) deverá promover outras mudanças importantes no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Conforme relata o Jornal da Band, a ideia do governo agora é dobrar o limite de pontos para suspensão da carteira de habilitação, passando dos atuais 20 para 40 pontos. Hoje, o motorista que atingir esse limite no intervalo de 1 ano tem o documento suspenso por um período que pode variar de seis meses até 1 ano. O assunto, inclusive, foi discutido com a presença do governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), que se mostrou favorável à ideia.

Outra possibilidade debatida diz respeito à revogação da obrigatoriedade do farol baixo em estradas e rodovias durante o dia. Esta lei foi sancionada pelo ex-presidente Michel Temer em julho de 2016, com o objetivo de dar mais visibilidade em todas as situações, tanto nas ruas quanto nas estradas, de dia e à noite. Na época, foi argumentado que um veículo com luzes acesas durante o dia torna-se mais rápido e fácil de ser notado por outros condutores, ciclistas, motociclistas ou pedestres, além de ampliar a noção de distância.

Na última quinta-feira (10), o presidente sancionou outra lei que altera o CTB. O texto prevê a cassação da CNH aos motoristas que utilizarem veículos para cometer os crimes de receptação, contrabando e descaminho. Dessa forma, os condutores condenados pelos crimes, com sentença transitada em julgado, terão seus documentos de habilitação cassados e só poderão receber autorização para dirigir depois de 5 anos. A proposta original também determinava a perda do CNPJ para empresas pelo produtos falsificados ou provenientes de furto, roubo, descaminho e contrabando, mas esse trecho foi vetado por Bolsonaro. (Yahoo)

8 Comentários

  1. Deus te abençoe presidente você já venceu uma, vence outra, o Brasil precisa muito de você, o povo precisa, muda esse país, nada sou apenas dona de casa que lutou para abrir uma casa de Repouso sem fins lucrativos, não achei ajuda ficou só no papel. Deus te abençoe ilumine sempre. Abraços.

  2. Discordo. Com 20 pontos já acontecem tantas imprudências, imagine com 40. Até atingir a pontuação máxima muitas vidas já foram ceifadas. Além de que a fiscalização é muito deficiente no Brasil.

  3. Ajuda sim a prevenir acidente a visibilidade e bem melhor ..pra vc ser visto e ver também alguém que está vindo principalmente em ultrapassagem
    Desde antes da existência desta lei eu já usava o farol aseso de dia ..

  4. Muito obrigado senhor presidente Jair Bolsonaro estou muito orgulhoso em tê-lo como presidente…essa lei do veia para meter a mão no nosso. Bolso outra coisa que espero que o senhor faça EA questão do IPVA que o senhor tinha falado… Assim acabando com essas blitz cassaniqueel que fazem se eu comprar um carro e já pago o olho da cara nele.e justo eu ter que ficar pagando aluguel do veículo todo ano.essa semana policiais levaram o carro de um pai de família deixando o mesmo com as compras jogadas na rua e com sua filha de colo abandonados na rua e justo isso senhor presidente peço humildemente como um eleitor que se orgulha de seu presidente que tome partido nessa parte também sei que tem muitas coisas para fazer que o Brasil não vai mudar do dia para a noite mais confio no senhor muito obrigado…

  5. Seria bom para todos os Motoristas e acabar com.essa lei burra de farol aceso e também retirar todos os pardais e por as lombadas física.ISTO É A INDUSTRIA DA MULTA.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.