Bolsonaro quer acabar com horário de verão ainda neste ano

Brasil – O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira,5, que o horário de verão brasileiro deve acabar neste ano. De acordo com Bolsonaro, a possibilidade foi discutida com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e será anunciada em breve.

“A ideia nossa é que não tenha horário de verão neste ano. Está quase certo”, declarou o presidente, em um encontro com jornalistas.

Entenda

Adotado desde 1931, o horário de verão tem como objetivo a economia de energia. Com uma hora a mais aproveitando a luz solar, a expectativa era de que o consumo fosse reduzido. Com o passar dos anos, no entanto, percebeu-se que os picos de energia ocorriam ao longo do dia, nos horários de mais calor, e a consequente utilização de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores.

Um estudo divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostra que a economia de energia do horário de verão de 2017/2018 foi nula. Para a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) a adoção do horário de verão não tem mais justificativa.

Essa não é a primeira vez que a possibilidade de acabar com o horário de verão é sinalizada. Em 2017, o ex-presidente Michel Temer anunciou que pretendia não adotar a medida, mas desistiu da mudança logo depois.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.