Bombeiros de Concórdia são homenageados na Assembleia Legislativa

Estado – O Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho, foi tema da sessão especial realizada na noite desta segunda-feira (25), pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), bombeiros voluntários e comunitários de todo o estado foram homenageados pelo Parlamento, em solenidade no Plenário Deputado Osni Régis.
Responsável pela sessão, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou que os bombeiros fazem parte da instituição que mais tem credibilidade perante a população. “Uma palavra resume tudo isso: gratidão”, disse. “Ser bombeiro é uma tarefa árdua, entre as mais dignas e admiradas. São profissionais que merecem nossa admiração.”
O parlamentar considera que o bombeiro é o super-herói da vida real, por arriscar sua vida para proteger a vida e o patrimônio dos outros. “O bombeiro é um ser especial, seja aqui, no Japão, em qualquer parte da Terra. A sirene que anuncia a sua chegada já traz um alívio para quem precisa de socorro.”
Em nome dos bombeiros voluntários, o diretor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (Abvesc) e presidente da corporação de Concórdia, Nadir Mattiello, agradeceu a homenagem e destacou o papel da instituição que atua em 50 municípios. “O bombeiro voluntário se adapta a qualquer tamanho de município, por um custo muito baixo e com bastante eficiência.”
Mattiello afirmou que para a população não importa se o bombeiro é militar ou voluntário. Por isso, é importante unir as forças das duas corporações para atender bem os catarinenses. “Juntos, militares e voluntários atendem mais de 70% dos municípios e 80% da população do estado. Estamos no caminho certo”, disse.
O comandante dos bombeiros militares, coronel João Valério Borges, destacou as parcerias com os bombeiros voluntários, “com benefícios diretos para a população, de forma legal e integrada, em prol da segurança dos catarinenses”. Ele também fez um retrospecto da história da corporação, que atualmente atende em 135 municípios, com 2,7 mil bombeiros militares e 4.362 comuntários.
“Só em 2017, foram mais de 180 mil ocorrências atendidas e mais de R$ 1,4 bilhão de patrimônio salvos. Na Operação Veraneio, foram 4 milhões de pessoas atendidas diretamente”, destacou o comandante.
Representante do governador Eduardo Pinho Moreira na cerimônia, o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, destacou que bombeiros militares e voluntários, além dos comunitários, são motivo de orgulho para os catarinenses. “O compromisso, o comprometimento, a dedicação e o profissionalismo de todos merecem o nosso mais profundo reconhecimento, não só no 2 de julho, mas em todos os dias”, afirmou.
O secretário lembrou que o Executivo encaminhou na semana passada para a Assembleia Legislativa o projeto que cria a lei sobre a organização básica dos bombeiros militares, uma reivindicação antiga da corporação, que vem desde sua emancipação da Polícia Militar, em 2003. “A emancipação foi importante, pois possibilitou a expansão dos bombeiros pelo estado e por sua autonomia”, disse.
Personalidades e instituições homenageadas:
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)
Governador Eduardo Pinho Moreira
Secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior
Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande
Milton Lazzaris, coronel BM da reserva
Ricardo Miranda Aversa, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Morotizada
Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (Abvesc)
Universidade de São José (USJ)
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Equipe Tradição dos Bombeiros Voluntários de Joinville
Bombeiros voluntários mirins de São Francisco do Sul
Instituto Federal Catarinense (IFC) – câmpus Camboriú
Força Tarefa Unidade Arcanjo
Bombeiros Voluntários de Joinville – Sede Regional Norte
Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul – Sede Regional Vale do Itapocú
Bombeiros Voluntários de Caçador – Sede Regional Meio-Oeste
Bombeiros Voluntários de Indaial – Sede Regional Vale do Itajaí
Bombeiros Voluntários de Concórdia – Sede Regional do Vale do Contestado
Presidente dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Nadir Mattiello
Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Anderson Caetano de Souza
Secretário-executivo de Estado da Casa Militar, coronel Antônio João de Mello Júnior
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
Capitania dos Portos de Santa Catarina
Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC)
Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina (Acors)
Federação Catarinense de Bombeiros Comunitários
Instituto Geral de Perícias (IGP)
Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc)
Polícia Militar de Santa Catarina
Polícia Civil de Santa Catarina
Marcelo Espinoza

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.