Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Começou hoje (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A partir de hoje, as pessoas pertencentes aos grupos prioritários, idosos, a partir dos 60 anos, crianças entre 6 meses e cinco anos incompletos, gestantes, mulheres no período pós-parto, professores, trabalhadores da área da saúde e portadores de doenças crônicas, devem se dirigir a unidade de saúde para fazer a vacina.

A campanha vai até o dia primeiro do mês de junho, e não deve ser prorrogada. O dia D de vacinação acontece no sábado, dia 12 de maio. O ministro da saúde, Gilberto Occhi, assegura que não vão faltar vacinas e que a meta é vacinar 100% da população que pertence aos grupos prioritários.

Capinzal

Em Capinzal, a vacina contra a influenza fica disponível na unidade de saúde central das 7h30min até as 11h30min na parte da manhã e, de tarde, das 13h até as 17h. Nas unidades dos bairros São Cristóvão, Lar Imóveis e Parizotto, os horários são diferenciados, das 8h até as 11h30min de manhã e, na parte da tarde, das 13h até as 16h.

A partir do dia 07 do mês de maio, haverá um cronograma de vacinação nas unidades de saúde do interior no período da manhã. O sábado (12) dia D de mobilização acontece no dia 12 de maio e todas as unidades do município estarão abertas das 8h até as 17h sem fechar ao meio dia.

Trabalhadores da área da saúde devem apresentar um documento comprovando sua profissão no ato da vacinação, os professores devem apresentar um crachá de identificação com o nome da instituição ou declaração da escola que deve ser apresentada também no ato da vacinação e os portadores de doenças crônicas devem apresentar um atestado atualizado do ano de 2018.

A vacina disponível nas unidades de saúde é a Trivalente que previne contra três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e um tipo de vírus B. A vacina não causa doença, o que pode acontecer é uma reação a vacina. Para fazer a vacinação é preciso levar a carteira de vacinação, cartão do SUS e documento de identidade.

Ouro

No município de Ouro, a vacinação acontece somente na unidade de saúde central, das 8h até as 11h30min e das 13h até as 16h30min, exceto no dia D. Pessoas acamadas que não podem se dirigir até o posto de saúde devem avisar a unidade para receber a vacina em casa.

No sábado (12) dia D de vacinação a unidade de saúde central do município de Ouro fica aberta das 8h até as 16h, sem fechar ao meio dia, a unidade de saúde do Parque Jardim Ouro fica aberta das 8h até as 12h. Também será realizada a vacina no Bairro Kleinubing as 8h30min, no Bairro Alvorada as 9h30min e no Bairro Navegantes as 10h30min. Também será agendado um dia para realizar a vacinação no posto de saúde do Distrito Santa Lúcia.

No dia de fazer a vacina, é importante levar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS e o documento de identidade. Os portadores de doenças crônicas devem apresentar uma prescrição médica atualizada, por orientação do Ministério da Saúde. Os professores, tanto da rede pública como da rede privada tem direito a vacinação, mas é preciso comprovar o vínculo empregatício com a escola, através de uma folha de pagamento ou uma declaração.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.