Capinzalense busca em ações comunitárias cumprir a cidadania

Capinzal – Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um(a) indivíduo (pessoa) em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão. Conjunto de direitos, meios, recursos e práticas que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

Um cidadão é uma pessoa que se considera em uma fase madura o suficiente desenvolvido para agir consciente e responsavelmente dentro da sociedade.

O conceito de cidadania tem origem na Grécia e pressupunha todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Ao longo da história, ele foi ampliado e passou a englobar um conjunto de valores sociais que determinam os deveres e direitos de um cidadão, e eles devem sempre caminhar juntos. No entanto, neste momento, em que várias pessoas andam irritadiças e com paciência em ritmo de conta-gotas, a atenção com o outro, com o futuro e com as ações que afetam a cidade anda comprometida por decisões impensadas, afoitas, individualistas, que trazem sérias consequências para a sociedade.

Em Capinzal, entre tantos, temos um bom exemplo de cidadania que é a do senhor Francisco Sutil. Chico tem 51 anos de idade, é aposentado pela empresa Camargo Correia onde trabalhou por 17 anos.

Após se aposentar ele voltou para a cidade de Capinzal onde reside sua família e passou a cultivar hortaliças e se envolver efetivamente nas ações do município, participando de reuniões políticas, atividades sociais e por vezes se doando com trabalhos voluntários.

Com o objetivo de dar publicidade a boas práticas, a Rádio Barriga Verde ouviu em entrevista o senhor Sutil que contou um pouco sobre sua história e motivação em ajudar o próximo.

E você? O que anda fazendo para seu bem, do outro e do mundo globalizado, já que suas ações influenciam tudo e todos?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.