CAPS de Capinzal realiza III Workshop de Prevenção e Combate ao Suicídio

O mês de setembro, representado pela cor amarela, chama a atenção para a prevenção ao suicídio no país. Na tarde desta segunda-feira (04) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Capinzal realizou o III Workshop de Prevenção e Combate ao Suicídio. O encontro, que aconteceu no auditório da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra, teve como tema “Um Desafio a Saúde Pública”.

De acordo com o médico psiquiatra no CAPS de Capinzal e vice-secretário da Associação Catarinense de Psiquiatria, Dr. Vinícius Brum Pra, as mortes por suicídio podem ser prevenidas e evitadas com o acesso ao tratamento.

“Todos os anos 12 mil pessoas perdem a vida por suicídio, por isso é muito importante ter os profissionais da saúde cientes de como trabalhar em relação a isso e é importante também que as pessoas que estão sofrendo saibam que podem e devem buscar ajuda. Quando a pessoa enfrenta pensamentos suicidas ela acha que não tem saída que não tem como ser ajudada, mas isso é uma distorção, um próprio sintoma da doença”, coloca o psiquiatra.

O Workshop teve parceria com o CAPS Microrregional de Ouro, que inclui Zortéa, Lacerdópolis e Jaborá.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.