CASAN apresenta cronograma de obras para Concórdia

Concórdia – A CASAN apresentou na manhã desta segunda-feira ao prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, o cronograma das obras que estão sendo feitas na cidade para amenizar os problemas de abastecimento que têm afetado a população.

Com prazos bem definidos para que a Prefeitura e a sociedade possam acompanhar e cobrar, o cronograma lista providências como ampliação das estações de recalque com aumento de pressão e vazão, instalação de monitoramento online do sistema, substituições de motores-bomba (booster) para bairros mais afetados (como Arvoredo e Imigrantes) e o status da contratação da obra de Adutora Portinari e Reservatório do Merlo que pretende até o final do ano melhorar o abastecimento de seis bairros e quatro loteamentos e reduzir a demanda de outros três bairros.

“Algumas ações já estão em andamento”, explicou o superintendente Regional do Oeste, engenheiro Daniel Scharf, coordenador da força-tarefa que atua em Concórdia. “Já contratamos caminhões-pipa, ampliamos nossa equipe, trouxemos reforços de outros municípios e estamos substituindo redes e equipamentos, mas nas próximas semanas e meses vamos aumentar ainda mais o plano de ações até que se encontre a solução definitiva”. A Companhia estima investir mais R$ 5 milhões nestas melhorias.

Contrariado com o atual estágio de abastecimento da cidade, que motivou inclusive a decretação de emergência no município, o prefeito, Rogerio Luciano Pacheco, e o vice-prefeito, Edilson Massocco, manifestaram ceticismo com a efetivação da proposta apresentada e disseram que a CASAN precisa se explicar à sociedade. “Não queremos mais propostas, mas soluções”, disse Pacheco.

Na reunião também foi apresentado o novo chefe da Agência local, Cristian Marquezi. Funcionário concursado da empresa desde 2015, engenheiro sanitarista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cristian tem a missão de liderar a execução do Plano de Ação.

Plano de Ação Emergencial

 

EM EXECUÇÃO

  • Caminhões-Pipa: 3 caminhões para atendimento à população em pontos e em situações críticas de abastecimento.
  • Aumento de equipes: incremento de oito funcionários na Agência local desde o dia 29/03/2019 para maior agilidade na execução dos serviços de manutenção de redes, reparo vazamentos, nova ligações, etc., até que seja contratada a empresa especializada que trabalhará em conjunto para o atendimento a esses serviços.

 

CURTO PRAZO (De 10 a 30 dias)

  • Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT6): a ERAT6 é uma das principais do sistema, alimenta as ERAT15 e ERAT8, que abastecem os bairros Portinari, Posto 100, São Cristóvão, Cinquentenário e Frei Lency. Hoje possuí uma bomba com capacidade para 129m³/h, com potência de 75cv. Com a troca de motor, acionamento e rotor, a vazão passará para 170m³/h, o que representa um aumento do volume de 41.000 litros por hora para a região.
  • Ampliação da ERAT15: aumentará a vazão e pressão para os bairros Portinari, Loteamento Zampronio e Morro do Merlo.
  • Ampliação do sistema de supervisão e controle à distância: migração das últimas 4 ERATs que estavam fora para o sistema eletrônico, possibilitando a visualização do funcionamento dessas unidades à distância 24 h/dia.
  • Contratação de empresa especializada para o serviço de manutenção de redes: será contratada empresa especializada para dar maior agilidade ao atendimento dos serviços operacionais (vazamentos, manutenções, ampliações, novas ligações, etc.) e o atendimento à população.
  • Contratação de empresa especializada para o serviço de execução de redes: objetiva realocar redes antigas para as calçadas nas ruas onde a Prefeitura está executando repavimentação.

MÉDIO PRAZO (De 60 a 90 dias)

  • Monitoramento online de pressão: Instalação de 9 equipamentos para medição da pressão online nos pontos críticos, possibilitando a tomada de medidas necessárias em tempo hábil, evitando desabastecimento por tempo prolongado.
  • Ampliação da ERAT4: aumentará a vazão e pressão com instalação de novos bombeadores.
  • Ampliação ERAT1B: substituição do motor de 25CV para 30CV com ampliação de vazão de recalque, aumentando vazão e pressão para os bairros Guilherme Reich e Nova Brasília.
  • Instalação de novo Booster 6B: aquisição e instalação de novo sistema de bombeamento que aumentará a vazão e pressão ao bairro Imigrantes.
  • Instalação de novo Booster Arvoredo: aquisição e instalação de novo sistema de bombeamento que aumentará vazão e pressão na região do contorno viário.

LONGO PRAZO (até 270 dias)

  • Ampliação da ERAT16: aquisição e instalação de novos bombeadores com incremento de recalque para atender os bairros Arvoredo, Loteamento Vivan e Parte do D’Itália.
  • Nova Adutora Portinari e ERAT1C: Compreende a instalação de nova Estação de Recalque na saída da ETA com capacidade de 108.000 m³/h e a implantação de uma nova adutora que atenderá aos bairros Portinari, São Cristóvão, São José, Frei Lenci I e II, Vila Jacob Biazus e Distrito Industrial. Por tratar-se de obra de grande porte demanda maior prazo para sua execução.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.