Cavalo mordido por morcego no interior de Capinzal acende alerta do risco de raiva

Capinzal – Um fato registrado em uma propriedade no interior de Capinzal colocou em alerta autoridades sanitárias nesta semana. O caso ocorreu na propriedade do agricultor Flavio Almeida, na comunidade de Barro Branco. Um cavalo apresentava marcas de sucção no corpo provocadas por morcego hematófago. A informação foi confirmada pelo médico veterinário Marcelo Marcarian Cristofaro.

Segundo ele, é necessário neste momento fazer um alerta aos produtores de Capinzal e região sobre o risco real do surgimento de casos de raiva em herbívoros como equinos, bovinos e pequenos ruminantes).

“Durante o exame clínico notei a ferida de sugadura causada pelo morcego hematófago “Desmodus Rotundus“ vetor da raiva em ambiente rural”, ressalta Cristofaro.

A Cidasc foi comunicada. A orientação é para que o rebanho nas imediações da propriedade seja vacinado e em caso de ataque devem ser aplicas pastas “vampiricidas“ nos locais onde houver a mordida.

O veterinário ressalta que por enquanto nenhum caso clínico de raiva foi diagnosticado, mas o risco é iminente. “A raiva não tem cura e é sempre melhor prevenir do que tentar remediar tamanha enfermidade“, alerta o veterinário.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here