CBMSC firma parceria inédita com entidade nacional para certificação de cães

A Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou nesta semana um feito inédito para o setor: firmou parceria com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a única instituição filiada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do mundo.

A Cinotecnia se refere ao treinamento e adestramento dos cães, voltada para a atividade envolvendo os animais, já a Cinofilia é o estudo da criação canina, abrangendo a área de saúde, comportamento e ainda ao cruzamento dos animais, garantindo a pureza das raças.  A Cinofilia busca maior conhecimento e aperfeiçoamento das raças. No ano de 2022 a Cinofilia brasileira completa 100 anos.

Objetivo

O CBMSC vinha adotando para provas e certificação dos cães operacionais de busca e resgate o regulamento da Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO). Mas uma atualização imposta pela IRO fez com que as exigências para a certificação internacional dos cães de nível avançado passassem a ser inviáveis para o trabalho catarinense.

“Desde 2019 a IRO exige duas provas anteriores para a certificação, porém em território brasileiro é realizada apenas uma prova IRO por ano, o que significa que levaríamos pelo menos quatro anos para atingir esse nível operacional das certificações. Ou seja, a metade da vida operacional de um cão”, explica o responsável pela Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, tenente coronel Walter Parizotto.

Nesta aproximação com a CBKC, a ideia é encurtar o tempo, promovendo certificações com o regulamento da FCI, com juízes nacionais da confederação, fazendo com que, no máximo dois anos, os cães do CBMSC sejam certificados internacionalmente.

“Essa aproximação é uma grande conquista para a nossa corporação e garantirá a qualidade técnica dos nossos cães e também a possibilidade de que nossos binômios, em fase operativa, possam submeter seus cães a uma avaliação de qualidade sob os regulamentos internacionais”, comemora o tenente coronel Parizotto.

A CBKC

A entidade é a responsável por oferecer o suporte necessário para o aprimoramento da criação de cães no Brasil, zelando pela qualidade e formação técnica daquelas entidades que trabalham com cães.

A CBKC também é o órgão que publica o padrão da raça oficial, conforme a Federação Cinológica Internacional. A instituição além de ser a única filiada à FCI, também possui convênios internacionais com os Clubes America Kennel Club (AKC), dos Estados Unidos; Canadian Kennel Club (CKC), do Canadá; The Kennel Club, da Inglaterra e Australian National Kennel Council (ANKC), da Austrália.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.