Celesc trabalha no restabelecimento de energia elétrica a municípios da região

Capinzal – A Celesc trabalha intensamente para restabelecer o fornecimento de energia elétrica nos municípios de Capinzal e Ouro. Os temporais registrados nos últimos dias têm prejudicado o serviço, principalmente devido a vegetação que muitas vezes atinge a rede de distribuição.

De acordo com o gerente da Celesc de Capinzal, Diogo Spadoto, nas últimas horas foram vários registros de queda de árvores e galhos na rede, principalmente no interior dos municípios, fazendo com que diversas unidades consumidoras fiquem sem luz. As equipes trabalham na retirada dos vegetais e na recomposição dos cabos rompidos.

A instabilidade climática, aliada ao alto consumo de energia devido as altas temperaturas tem provocado frequentes interrupções e quedas de energia.

Santa Catarina bateu o recorde de demanda de energia elétrica três vezes nesta temporada. Na última quarta-feira (16), às 15h, foi atingido o maior consumo da história: 4.989 megawatts (MW). O dia anterior, terça (15), tinha sido o ápice até então (4.875 MW), superando a marca de 4.828 MW em 12 de dezembro de 2018.

O número desta quarta supera em 3,4% o valor de dezembro. O recorde antes destes, 4.760MW, havia sido registrado em fevereiro de 2017. O recorde é atribuído principalmente ao forte calor e o consequente uso do ar condicionado em unidades residenciais e comerciais.

Capacidade de fornecimento

A Celesc não tem preocupação de que o consumo chegue ao máximo da capacidade instalada da companhia, que é mais de 6 mil MW. Ainda assim, é recomendável, tanto para a saúde do sistema quanto para a redução de gastos, que os usuários tomem medidas para economizar energia. Trocar eletrodomésticos antigos por aparelho mais novos e mais econômicos é uma das dicas.

Para um uso mais eficiente do ar-condicionado, o grande responsável pelo aumento no consumo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomenda a limpeza periódica dos filtros e também a instalação de cortinas nas janelas que recebem sol direto. Cavalcante ainda lembra que é fundamental instalar o compressor do aparelho em um local ao abrigo da luz solar. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.