Centenas de fiéis na procissão de Nossa Senhora Aparecida em Ipira

Foto: Geferson Schreiner

Ipira – Centenas de fiéis acompanharam na manhã desta quarta-feira (12) da procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida em Ipira. A procissão é tradicional e realizada anualmente pela Igreja Católica no município.

A procissão teve concentração na rua Governador Colombo Machado Salles, em frente à secretaria municipal da Agricultura, e seguiu pela íngreme rua São Pedro em direção à igreja. À frente do grupo, fiéis carregavam a imagem da padroeira do Brasil, seguida de uma multidão que orava, cantava, fazia pedidos e agradecimentos e, acima de tudo, venerava a imagem sacra.

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica, sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45 mil fiéis.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.

Pela Lei nº 6 802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se este dia à devoção. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.