Home Notícias Geral Chuva das últimas horas não ameniza seca que atinge o Oeste de SC

Chuva das últimas horas não ameniza seca que atinge o Oeste de SC

0
Chuva das últimas horas não ameniza seca que atinge o Oeste de SC
Chapecó registrou nas últimas 24 horas acumulado de 6,6 milímetros, pouco significativo para amenizar a seca que se alastra no Oeste – Foto: Casan

A chuva das últimas 24 horas não foi o suficiente para amenizar a estiagem que predomina no Oeste de Santa Catarina. Em Chapecó, conforme o meteorologista Piter Scheuer, foi registrado 6,6 milímetros de chuva, precipitação pouco significativa. Até o feriado de 2 de novembro, na próxima segunda-feira, não deverá chover na região.

De acordo com Piter, esse é o período La Niña que interfere nas condições climáticas do planeta. Por conta disso, as massas de ar seco são liberadas e atuam com maior frequência no Sul do Brasil.

“Essa massa de ar seco inibe o processo de formação de nuvens carregadas, então até o fim dessa semana e feriado de segunda-feira não teremos chuva. As temperaturas seguem elevadas, chegando aos 30°C, porém as manhãs terão temperaturas mais amenas, na casa dos 10°C”, explica o meteorologista.

Segundo Piter, neste mês de outubro a média registrada foi de 70 milímetros de chuva, porém neste mesmo período no ano passado, foi registrada média de 250 a 300 milímetros.

No Lajeado São José, principal ponto de abastecimento de água em Chapecó, a capacidade está em torno de 15%. A falta de chuva tem prejudicado principalmente os agricultores para irrigação das plantações. Na área urbana, o racionamento de água deve ser consciente por parte da população.

Conforme dados registrados pela Defesa Civil de Santa Catarina, nas últimas 12 horas, os maiores acumulados, segundo a Epagri Ciram, foram:

Itapiranga – 31 mm

São Miguel do Oeste – 19 mm

Mondaí – 13 mm

Maravilha – 13 mm

Anchieta – 10 mm

Ponte Serrada – 10 mm

(ND Mais)