Home Notícias Região Cidades de SC decretam situação de emergência por causa da estiagem

Cidades de SC decretam situação de emergência por causa da estiagem

0
Cidades de SC decretam situação de emergência por causa da estiagem
Estiagem tem causado problemas de falta de água na zona urbana e rural de SC(Foto: Paulo Dall Bello/NSC TV)

A falta de chuva em Santa Catarina tem prejudicado o abastecimento de água e afetado a agricultura do estado. Pelo menos 90 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem e implementaram sistema de rodízio no abastecimento e ações para a diminuição dos impactos.

Seis bairros localizados na região continental de Florianópolis e outros dois em São José, na Grande Florianópolis, tiveram abastecimento de água comprometido. De acordo com a Casan, empresa responsável pela distribuição, a falta foi motivada pelo baixo nível de água nos reservatórios.

A estiagem também tem afetado o Vale do Itajaí. Uma imagem feita por drone, no dia 23 de maio, mostrou a situação de um rio em Blumenau, que aparece quase seco. Um levantamento apontou que a cidade passou um ano e quatro meses dos últimos dois anos com níveis de chuva abaixo da média.

Blumenau é um dos municípios catarinenses que tem sofrido com a falta de chuva (Foto: Silvio Ricardo)

Outras cidades da região adotaram medidas, como a proibição do uso de água potável para lavar o carro, fazer a limpeza de muros e calçadas. Em Indaial, os caminhões-pipa deixaram de molhar as ruas de terra. Em Gaspar, o abastecimento no bairro Bateias foi interrompido durante a madrugada para permitir a chegada de água durante o dia.

Um caminhão-pipa tem atendido o município de Apiúna, e em Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Botuverá, Guabiruba, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, a orientação é evitar o desperdício. (Com informações do G1)