Colégio Luterano Santíssima Trindade trabalha em projeto de Horta Sustentável

A escola tem fundamental importância no processo de aquisição de hábitos saudáveis. Pensando nisso e na urgência de desenvolvermos hábitos sustentáveis, o Colégio Luterano Santíssima Trindade vinha gestando desde o ano passado o projeto de Horta Sustentável. E, aos poucos, ela está saindo do papel. E os alunos estão bastante envolvidos. Agora iniciamos o processo de envolver os pais.

Em primeiro lugar, conseguimos um espaço legal para desenvolver a hora, com cultivo de verduras comestíveis e ervas medicinais.

As Agrônomas Loana Bento e Scheila Zaleski, mães de alunos, realizaram diversas palestras para as turmas, enfocando a necessidade de mudança de hábitos e de observar práticas de sustentabilidade. Depois das palestras, elas orientaram a organização do espaço da horta, e aos poucos, começamos a ver os canteiros sendo formados.

Em um dia de aula os alunos foram à horta e iniciaram o plantio de sementes para obtenção de mudas de alface. Nesse dia eles também plantaram mudas maiores adquiridas com o fim de agilizar o processo.

Agora estamos na fase de iniciar a composteira e fazer a cisterna. Com a composteira queremos que os alunos reflitam sobre a produção de lixo. O ser humano produz muito lixo e precisa dar uma destinação correta. Então, nós processaremos a coleta seletiva, dando destinação adequada a cada tipo de lixo. O lixo orgânico alimentará nossa composteira. Os alunos serão incentivados, com as famílias, a separar o lixo em casa e trazer o orgânico para a composteira. Assim estaremos produzindo húmus necessário para nossa horta, a fim de torna-la completamente orgânica.

A observação da composteira permitirá aos alunos observar os ciclos da vida no meio ambiente. Por exemplo, a fruta que já serviu de alimento, a parte que não foi consumida pelo homem, será consumida pelos micro-organismos e vai virar alimento para novas plantas.

Além das plantas comestíveis, queremos também aproveitar toda sabedoria passada de geração à geração, pelas novas, pelas avós e pelas mães, e que chegam até nós. Estamos implantando o “Relógio do Corpo Humano”, espaço para cultivar plantas medicinais que tem comprovado efeito sobre o corpo humano. A Fitoterapia é uma cultura milenar, que acumula séculos de observação humana, e esse conhecimento precisa ser apropriado por nós e retrabalhado para os dias atuais. Reintroduzir o consumo dessas plantas, acreditamos, é prática sustentável e saudável. Fortalecer o organismo ajuda a diminuir o consumo de remédios químicos, resultando em economia financeira e qualidade de vida, uma vez que o consumo desse chás e infusões de plantas medicinais na dose certa tem menos contraindicações e menos efeitos colaterais nocivos.

Neste mês de junho nossos alunos terão outra experiência impagável. Duas professoras, Melissa e Miriam, italianas radicadas no Brasil, vêm falar sobre alimentação saudável e explicar princípios do Crudivorismo (cultura alimentar em que os alimentos consumidos são de origem agrícola e crus.) O trabalho delas entre nós é patrocinado pelo Instituto Acordar, da Professora Rôse Makowski, Consultora Pedagógica da Rede Santíssima Trindade.

Um dos passos importantes na sustentabilidade é a captação e utilização da água da chuva. Este é o desafio, como armazenar e utilizar a água da chuva evitando a proliferação de mosquitos? Já estamos fazendo cotação de caixas d’água do tamanho que necessitamos. E, com a ajuda sempre presente da Associação de Pais e Professores (APP) poderemos viabilizar também este projeto.

Todas as etapas da constituição e implantação da Horta está sendo registrada pelos alunos do oitavo ano, e será registrado num Blog que será lançado em breve. Então, será possível observar o “antes” e o “depois”. Será um importante instrumento de reflexão e acúmulo do conhecimento produzido.

Resumiríamos assim a importância da horta: ações disruptivas, sustentáveis, saudáveis. Mudança de hábitos visando melhoria na qualidade de vida da comunidade escolar, sementes para o futuro da nossa sociedade e do planeta.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.