Colheita do Pinhão está autorizada a partir desta quarta-feira, dia 1º de Abril

Estado – A colheita do pinhão em Santa Catarina, conforme lei estadual, está permitida a partir desta quarta-feira, dia 1º de abril. A informação foi confirmada pela Polícia Militar Ambiental. Não comprar pinhão antes da data do término do defeso é usar  a consciência e prevenir, pois pinhão retirado antes da época pode fazer mal à saúde, por não estar “maduro”. Além disso, comprar pinhão fora de época pode impedir a regeneração das Araucárias, não permitindo a dispersão de suas sementes e sua continuidade.

Portanto, somente a partir desta quarta-feira a colheita será liberada. Mas a Polícia Militar Ambiental alerta que invadir propriedade alheia para colher Pinhão é crime, cuja pena é de um a quatro anos de reclusão e ainda uma multa.

Caso uma propriedade tenha sido invadia, a denúncia pode ser feita através do telefone 190. Aquele que for flagrado  será incurso em infração penal e administrativamente.  Outra orientação é referente à quarentena devido à pandemia de coronavírus. A Polícia Militar Ambiental alerta que as pessoas devem permanecer em casa e não sair à cata da semente e vender, gerando aglomeração de pessoas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.