Com a presença do comandante-geral, 26º BPM realiza solenidade alusiva ao 10º aniversário

Herval d’ Oeste – Foi realizada na tarde desta quarta-feira (16) a cerimônia de comemoração do 10º aniversário do 26º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Herval d’ Oeste. O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, do comandante da 10ª Região de Polícia Militar, coronel Luiz Roberto Müller, prefeitos da região, autoridades militares, judiciárias e convidados, os comandantes das Companhias do 26º, Capitão Cleverson Garcez, da 2ª Cia de Capinzal e Capitão Marcelo Macedo, da 3ª Cia de Campos Novos, tendo como anfitrião, o comandante do 26º BPM, major Valdeci Oliveira da Silva. Em seguida houve a apresentação dos formandos do primeiro curso de radiopatrulha do 26º BPM. O capitão Alesandro Moreira Rodrigues fez a apresentação do grupamento fardado ao comandante-geral, e foi executada a canção da Polícia Militar pela banda.

  • ENTREGA DE ARMAMENTOS E VIATURA AO 26ºBPM
  • ATOS ALUSIVOS AO 10º ANIVERSÁRIO DO 26º BPM;
  • ENTREGA DOS BRASÕES DE MÉRITO PESSOAL;
  • ENTREGA DE MEDALHAS POR TEMPO DE SERVIÇO;
  • FORMATURA DO 1º CURSO DE RADIOPATRULHAMENTO DO 26º BPM;
  • CORTE DO BOLO DOS 10 ANOS DO 26º BPM.Foram entregues quatro fuzis 5.56, sendo um para Herval d’ Oeste, dois para Luzerna e um para Zortéa. Além de três carabinas táticas .40, para Ibicaré, Treze Tílias e Erval Velho.Foi realizada a entrega de viatura, modelo Ford Ka, adquirida com recursos do Poder Judiciário da comarca de Joaçaba, juntamente com o Ministério Público, para uso do setor de inteligência do 26º BPM. Participaram da entrega das chaves o juiz da Vara Criminal Marcio Umberto Bragaglia e o promotor de Justiça Protásio Campos Neto.

    Em seguida, a entrega da uma van Fiat Ducato, adquirida com recursos do convênio de trânsito de Joaçaba, para transporte da tropa para policiamento de eventos. O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, participou da entrega das chaves.

    O Coronel Luiz Roberto Müller foi homenageado como o primeiro comandante do 26º BPM, no período de 6 de abril de 2009 a 02 de dezembro de 2019. A coronel da reserva remunerada, Lucimar Savaris, também recebeu a homenagem por ter sido a segunda comandante do 26º BPM, no período de 02 de dezembro de 2014 a 21 de dezembro de 2017, sendo, também, a primeira mulher comandante de batalhão do estado de Santa Catarina.

    Também foi homenageado o cabo PM reformado Felisberto Maciel, pelos 32 anos de serviços prestados ao 26º BPM, tendo ingressado na PM no dia 02 de fevereiro de 1953, indo para a reserva remunerada no dia 1º de julho de 1979.

    O praça mais antigo na ativa do 26º BPM, o 2167 sargento Airton Luiz Pilati, também foi homenageado pelos seus 34 anos de serviços prestados.

    Posteriormente houve a entrega dos brasões

    • BRASÃO DE MÉRITO PESSOAL 2ª CATEGORIA:

     

     3º SGT PM LUCAS ALEXANDRE FERREIRA
    CB PM NIVALDO DA SILVA

     

    • BRASÃO DE MÉRITO PESSOAL 3ª CATEGORIA:

     

    SD PM ANDRÉ LUIZ DE MORAES FALCÃO
    SD PM GOMAR DE OLIVEIRA BUENO
    SD PM DAIRON RAFAEL BORTOLI
    SD PM GRAZIELI CRISTINA DA SILVA BURATTO
    • MEDALHA DE 20 ANOS – CATEGORIA DE 20 ANOS DE SERVIÇO PM – CATEGORIA PRATA

     

    3º SGT PM EDISON ERNESTO TORMEM
    3º SGT PM JÚLIO CÉSAR DIAS DE FREITAS
    3º SGT PM PABLO DHIULIANI PICOLLI

     

    • MEDALHA DE 10 ANOS – CATEGORIA BRONZE

     

    3º SGT PM FELIPE ANDREI MARAFON CANTELLI
    SD PM ANDERSON DE MIRANDA
    SD PM DAIMO NÉSIO PAVAN
    SD PM EVERTON CORRÊA DE LIMA
    SD PM JOSÉ ALCIDES FRANÇA
    SD PM MARCELO BARBOZA VARELA
    SD PM MAYCON ANDRINO ORTIZ

    HOMENAGEM E ELOGIO DO COMANDANTE DO 26º BPM:

    – SD PM JAILSON DREY DOS SANTOS;

    – SD PM DAIRON RAFAEL BORTOLI;

    – SD PM ROBERTO ÂNGELO COSTENARO;

    – SD PM CRISTIANO RODRIGO CAVALHEIRO;

    – SD PM THAYNÃ OLIVEIRA;

    – SD PM ALEXANDRO JOSÉ BORRE.

    SINOPSE HISTÓRICA DO 26 º BPM:

     

    O 26º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR, SEDIADO À RUA NEREU RAMOS – 620, EM HERVAL D’OESTE, CONSTITUIU-SE NA PRIMEIRA ORGANIZAÇÃO MILITAR QUE ADENTROU AO INTERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

    ATIVADO EM 12 DE SETEMBRO DE 1921 COM A DESIGNAÇÃO DE 1ª COMPANHIA ISOLADA DO BATALHÃO DE CAÇADORES, TENDO POR MISSÃO GUARNECER A REGIÃO MEIO-OESTINA. APÓS A GUERRA DO CONTESTADO, ESTA ORGANIZAÇÃO SE TORNOU A PRIMEIRA COMPANHIA POLICIAL MILITAR A SER CRIADA FORA DA CAPITAL DO ESTADO CATARINENSE.

    COM O DESENVOLVIMENTOSÓCIO ECONÔMICO DA REGIÃO, SURGIU A NECESSIDADE DE AUMENTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA POLICIA MILITAR E ASSIM, EM 25 DE OUTUBRO DE 2006 A 1ª COMPANHIA DO 2º BATALHÃO FOI ELEVADA A DESIGNAÇÃO DE 10ª GUARNIÇÃO ESPECIAL DE POLÍCIA MILITAR COM SEDE EM HERVAL D’OESTE/SC, JÁ COM ESTATUS DE BATALHÃO.

    EM 16 DE OUTUBRO DE 2009, A 10ª GUARNIÇÃO ESPECIAL DE POLÍCIA MILITAR PASSOU A SER DENOMINADA PELO DECRETO Nº 2.687 COMO 26º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR, TENDO HOJE ABRANGÊNCIA SOBRE 19 MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MEIO OESTE CATARINENSE, SENDO ELES: HERVAL D’OESTE, JOAÇABA, ÁGUA DOCE, CATANDUVAS, IBICARÉ, ERVAL VELHO, VARGEM BONITA, LUZERNA, JABORÁ, TREZE TÍLIAS, CAPINZAL, OURO, LACERDÓPOLIS, PIRATUBA, IPIRA, CAMPOS NOVOS, ZORTEA, VARGEM E BRUNÓPOLIS TOTALIZANDO UMA ÁREA DE 6.536 KM² DE EXTENSÃO.

    O 26º BPM DESENVOLVE ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À COMUNIDADE, TAIS COMO: PROERD, CONSEG, REDE CATARINA, REDE DE VIZINHOS, PROJETO ESTUDANTE CIDADÃO, SERVIÇO DE TRÂNSITO, PALESTRAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO E EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS, POLICIAMENTO EM TODOS OS EVENTOS, POLICIAMENTO NAS ÁREAS DE OPERAÇÕES POLICIAIS MILITARES DE DIVERSOS GÊNEROS E DEMAIS TIPOS DE POLICIAMENTO, POR MEIO DE RADIO PATRULHA, PELOTÃO DE PATRULHAMENTO TÁTICO, RONDAS OSTENSIVAS COM APOIO DE MOTOCICLETAS E POLICIAMENTO COM CÃES NO INTUITO DO CUMPRIMENTO DA MISSÃO CONSTITUCIONAL DE PREVENÇÃO E MANUTENÇÃO DA ORDEM PÚBLICA.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.