Home Notícias Segurança “Combater a corrupção é o nosso dever”, declara Moro

“Combater a corrupção é o nosso dever”, declara Moro

0
“Combater a corrupção é o nosso dever”, declara Moro
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Foto: IsaacAmorim/AG.MJ

Nesta segunda-feira (9), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, participou do Seminário em Homenagem ao Dia Internacional Contra a Corrupção. O evento foi promovido pelo Ministério da Justiça, para celebrar a data.

Moro destacou os pilares do governo federal no combate à corrupção.

– O compromisso do Ministério permanece o mesmo, desde o início desta gestão, comprometida em fazer a coisa certa, do jeito certo e pelos motivos certos, e trabalhar arduamente para que a corrupção não se instale, identificando pontuais desvios de conduta, punindo, e otimizando os mecanismos de controle disponíveis à população por meio da modernização das leis, de investigações e do fortalecimento dos órgãos de segurança pública – disse.

Segundo o ministro, a corrupção afeta o bom funcionamento da sociedade, gerando forte impacto negativo na economia, na confiança da população e comprometendo os pilares da democracia.

– Combater a corrupção é o nosso dever, e tem que ser executado de maneira firme e assertiva para que não haja brechas para o retrocesso, e assim, tenhamos uma gestão transparente, e um governo em que o cidadão possa confiar, feito para o povo e pelo povo, que é quem sofre as consequências desse crime que impacta várias áreas – falou.

O Seminário contou ainda com palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux.

– O compromisso pelo combate à corrupção é uma responsabilidade de todos, do Ministério Público, do judiciário, assim como o ministério da Justiça. “Todos nós temos que agir para mudarmos a cultura da corrupção instalada. Hoje, as autoridades públicas estão à disposição para diminuir cada vez mais a incidência de casos, com o endurecimento das leis, e uma jurisprudência mais enfática – afirmou ele.

Também durante a palestra, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário disse que a mudança da cultura da corrupção instalada no país começa com o envolvimento de todos os setores, com as melhores práticas, a combinação de medidas judiciais e administrativas.

– A transparência e integração entre os órgãos vem colaborando com os resultados positivos no combate à corrupção – avaliou.