Comunicado orienta sobre recesso escolar durante quarentena nas escolas de Capinzal

Secretária de Educação de Capinzal, Veranice Lovatel

Capinzal – Na manhã desta quinta-feira (26) a secretária de Educação de Capinzal, Veranice Lovatel, emitiu um comunicado no qual explica as medidas que estão sendo adotadas pela equipe referente ao período de recesso e às estratégias que poderão ser adotadas pelo município, caso esta situação persistir. Conforme Decreto Municipal, as aulas da Rede Municipal de Ensino seguem suspensas. Confira o comunicado:

Comunicado 

O Decreto Municipal nº 027 de 18/03/2020 suspendeu as aulas por 30 dias. Temos  compromisso com horas aula, dias letivos e conteúdos,  estamos reorganizando o calendário e a forma de reposição das aulas. Contabilizaremos estes primeiros 15 dias como recesso e feriados prolongados do ano.

Caso a situação de isolamento se estenda por mais tempo, poderemos encaminhar aulas a distância, porém,  não vamos atropelar as coisas. Tudo precisa ser bem pensado e organizado. Estamos estudando possibilidades, levantando dados e planejando algumas ações emergenciais para que os estudantes estabeleçam uma rotina diferente de trabalho escolar em suas casas, porém, temos que levar em conta que nem todas  as famílias, ou mesmo professores, possuem  condições de acesso aos meios tecnológicos ou sabem como usar as ferramentas existentes. Educação é direito de todos  e seu acesso também!

Nos próximos dias, continuaremos em conversação com as equipes gestoras  traçando objetivos e definindo o que e como fazer.

Aguardem,  quando tivermos maiores informações repassaremos   as orientações necessárias através das emissoras de rádio, página da secretaria de educação de Capinzal, do município de Capinzal e das escolas municipais.

Enquanto isso, leiam esta sugestão para refletir:

Vivemos um momento de insegurança que nos leva a reavaliar o que realmente é importante.

Fechados em casa e “presos” por causa do  COVID-19, percebemos  que não somos nada e ninguém  é mais que ninguém. A eminência do inesperado nos apavora e ficamos sem saber o que fazer. As crianças estão apreensivas tanto quanto nós, talvez mais, porque não compreendem o que  está  acontecendo.

Damo-nos conta que vivemos na mesma casa, mas nem nos falamos direito e nem nos conhecemos. De repente temos tempo e não sabemos o que fazer com ele.

Então, aproveite esse tempo para conhecer seu filho (a). Saber o que sente, o que pensa. Mostre fotos antigas de sua infância. Deixe que ele conheça a história de quem é esse adulto!  Passe segurança, mostre que se importa com ele. Existe muito “conteúdo”  para desenvolver nesse período de crise e reclusão essenciais para a formação desse ser humano.

É hora de investir no “conteúdo humano”. Cozinhe com seu filho (a), arrume a casa com ele (a), ensine sobre higiene e cuidado. Cante com ele (a), conte histórias, durmam abraçados, faça pipoca, compartilhe desenhos e filmes, conversem, brinquem, leiam juntos, joguem baralho, dominó, xadrez, trilha, rezem juntos, se ajudem, se fortaleçam como família. Faça esse tempo valer a pena.

 Depois, quando a vida voltar ao normal, ensinaremos as sílabas, frações, expressões numéricas, pronomes, orações subordinadas adversativas…   E ele seguirá o curso normal da vida.

Daqui alguns anos você vai lembrar-se da pandemia, da quarentena, da insegurança da angústia. Mas seu filho (a) poderá se lembrar como o melhor tempo que passou com sua família!

O trabalho que temos agora ou a lição de casa é a de tentarmos não adoecermos, segurança e saúde são prioridades.

Como sugestão, mantenham um caderno, como se fosse um diário e registrem com desenhos, fotos,  frases ou textos o que fizeram em cada dia, ou o que merece ser registrado. Além de ser um excelente exercício, registra uma época que faz parte da sua história de vida.

Confiem, o tempo resolve todos os problemas, tenham fé e esperança. Fiquem em casa!

Veranice  Maria Lovatel/Secretária de Educação –  Capinzal, 25 de março de 2020.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.