Conferência dos direitos da criança e do adolescente é realizada em Ipira

A Administração Municipal de Ipira juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou no último dia na segunda-feira, dia 10, no Espaço Cultural, a XI Conferência Municipal com o objetivo de avaliar as atividades desenvolvidas e propor novas ações para a implementação da política e do plano de direitos humanos de crianças e adolescentes.

Durante a conferência, Iraci de Andrade, doutora em Serviço Social pela PUC do Rio Grande do Sul, palestrou sobre a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Durante o debate, Iraci deixou claro que cada direito pressupõe um dever, como por exemplo, toda criança tem o direito à educação, mas toda criança tem o dever de ir à escola. “A pior violência não é a física que deixa marcas no corpo, mas sim a violência psicológica que deixa marcas na alma”, comentou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sandra Dani Ravanelli, afirma que as conferências têm caráter deliberativo. “O que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações. Além disso, uma de suas principais características é de reunir representantes do governo e da sociedade civil, para debater sobre os principais desafios e decidir as prioridades para a política de direitos humanos de crianças e adolescentes, pois estes são momentos de efetiva participação, controle social e de conquista de direitos”, explicou.

O momento contou com a presença de autoridades locais, alunos do Grêmio Estudantil e sociedade civil. Foram escolhidos os representantes do Município para estar participando da Conferência na etapa Estadual. (Ascom)

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.