Conselheiros tutelares de Santa Catarina serão eleitos no próximo domingo

As eleições para conselheiros tutelares são no próximo domingo, 6, e todo eleitor catarinense pode e deve participar. É papel dos conselhos tutelares zelar pelas crianças e adolescentes sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados.

“É um órgão permanente e autônomo, não sendo subordinado a qualquer outro órgão estatal. Cada município tem, no mínimo, um conselho tutelar com cinco membros, escolhidos pela população local para um mandato de quatro anos”, explica Maria Elisa De Caro, secretária de Estado do Desenvolvimento Social, ressaltando a importância de todos participarem da votação.

Os conselheiros, eleitos de forma democrática, têm a função de fazer os atendimentos iniciais, reconhecer o problema e, posteriormente, encaminhar a situação para a rede de atendimento do município, composta pelos serviços de assistência social, saúde, educação, entre outros.

A votação ocorrerá nos 295 municípios do Estado, das 8h às 17h, elegendo cerca de 1.500 conselheiros através do voto.  Para participar é preciso levar um documento com foto e estar com o título de eleitor em situação regular.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.