Consórcio Lambari, completa 18 anos de atividades voltadas ao meio ambiente

Concórdia – O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Alto Uruguai Catarinense -Consórcio Lambari, foi criado no dia 1º de junho de 2001, sendo uma entidade pioneira em programas de gestão ambiental participativa em nível de bacias hidrográficas oportunizando aos municípios consorciados da região discutir amplamente e buscar melhorias nas condições ambientais, na qualidade de vida da população e no desenvolvimento econômico e social.

O principal objetivo do Consórcio Lambari é reduzir impactos ambientais provocados pelas atividades rurais e urbanas, tendo como pilar o lema “conservar, recuperar e revitalizar”. Desta forma, as propostas pioneiras foram: diminuir o impacto do lixo urbano e rural; diminuir o impacto provocado pelos dejetos de suínos e diminuir a poluição provocada pelo esgoto urbano. “Todas as prioridades iniciais foram atendidas ou melhoradas, diante disso, novos desafios surgem a cada ano”, pontua o secretário executivo da Amauc e um dos criadores do Consórcio Lambari, Roberto Kurtz Pereira.

Os desafios relacionados ao meio ambiente, sua preservação, conservação e desenvolvimento sustentável são diários, mas os municípios do Alto Uruguai Catarinense têm muito a comemorar, pois através das ações e dos trabalhos de Educação Ambiental a realidade da nossa região vem melhorando gradativamente. “Para a nossa região a entidade tem uma grande importância na resolução dos problemas ambientais, a cada ano revemos as necessidades e avaliamos os pontos críticos em nossa região, potencializando ações em busca de resultados melhores”, afirma o atual presidente do Consórcio Lambari e prefeito de Ipumirim, Volnei Schmidt.

“Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas muitos crescem recolhendo filetes de água”, a frase do poeta romano Ovídio Naso, expressa bem a essência do Lambari, que nasceu a partir de um esforço coletivo, em prol da melhoria do meio ambiente da região e, por consequência, da qualidade de vida da população. Agradecemos a todos aquelas pessoas que contribuíram de forma direta, indireta ou voluntária, de forma decisiva para a criação e concretização do Consórcio Lambari. (Fabíola Bassi Bordin/Ascom)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.