Home Notícias Geral Coronavírus: Funcionários da BRF afirmam estar preocupados em continuar o trabalho

Coronavírus: Funcionários da BRF afirmam estar preocupados em continuar o trabalho

0
Coronavírus: Funcionários da BRF afirmam estar preocupados em continuar o trabalho

Capinzal – Funcionários da BRF Capinzal estão preocupados em continuar o trabalho. Diante do decreto de emergência determinado pelo Governo do Estado como medida de prevenção à propagação ao vírus Covid-19 (Coronavírus) e do decreto municipal com as mesmas determinações como forma de enfrentamento à doença, funcionários da empresa dizem estar até mesmo assustados, devido à grande aglomeração de colaboradores. A unidade de Capinzal é uma das maiores da América Latina empregando cerca de 5 mil trabalhadores em três turnos.

Nesta terça-feira a assessoria de imprensa da empresa divulgou nota dizendo que adotou todas as medidas de prevenção e, por isso, segue com as atividades normais. Os funcionários questionam que com o transporte coletivo suspenso por pelo menos sete dias, e o alto risco de contágio comunitário, como foi verificado no Sul do Estado, a melhor saída seria paralisar temporariamente os trabalhos. As tratativas, sugerem eles, poderia ser feita entre sindicato representativo e setor patronal, por se tratar de empreendimento privado, mas que agrega expressivo número de colaboradores diretamente e indiretamente através dos familiares.

Leia a nota divulgada ontem pela BRF:

“A BRF informa que não possui nenhum caso confirmado de coronavírus (Covid-19) entre os colaboradores de sua planta de Capinzal, que está em pleno funcionamento. A Companhia já implementou uma série de medidas preventivas para assegurar a saúde e segurança das pessoas envolvidas em seu contexto operacional. A empresa reitera que desde o início do surto possui um Comitê Permanente de Acompanhamento Multidisciplinar formado por executivos e especialistas renomados, incluindo da área de infectologia. A BRF possui, ainda, um plano de contingenciamento para garantir o abastecimento e atendimento da demanda da população por alimentos no Brasil e no mundo. Entre as medidas adotadas pela empresa estão:
– restrição de acesso de visitantes a todas a suas unidades produtoras e centros de distribuição;
– intensificação de campanha interna de conscientização sobre hábitos de higiene e prevenção de doenças respiratórias;
– suspensão de viagens internacionais e com destino e origem nos estados que possuem casos confirmados de Coronavírus;
– restrição de participação em eventos com grandes aglomerações de pessoas em cidades onde já foram confirmados casos da pandemia;
– acompanhamento da área de saúde ocupacional e serviço de orientação médica na eventualidade de algum colaborador ou familiar apresentar os sintomas relacionados ao surto de Coronavírus (coriza, tosse, dor de garganta e febre) ou tenha tido contato com alguém com suspeito de contaminação”.