Corpo de Bombeiros de Campos Novos comemora 20 anos no próximo dia 27

Campos Novos – Na segunda-feira, dia 27, o Corpo de Bombeiros de Campos Novos comemora 20 anos. A data será marcada com a cerimônia de formatura e entrega de títulos. A cerimônia será às 15h, em frente ao atual quartel, ao lado da Câmara de Vereadores.

Haverá a formatura de um curso de bombeiro comunitário; entrega de título honorífico Amigo do Bombeiro (Escola Henrique Rupp e prefeito de Campos Novos); entrega de placas a bombeiros comunitários e militares e  ex-comandantes e entidades.

Serão homenageados os primeiros bombeiros militares que chegaram a Campos Novos: sargentos Jureck e Joanir.

Os primeiros bombeiros comunitários:  Hermes e Maicon;

Os ex-comandantes: Halupp; Dhiemis; Bonatelli; Felipe e Ironi.

A prefeitura de Campos Novos;

A Associação de Bombeiros, pelos 20 anos de atuação.

Atualmente o Bombeiro tem dois caminhões, duas ambulâncias e três veículos e está em licitação uma nova ambulância.

Novo quartel

O procedimento de licitação para definir a empresa que vai construir o quartel do Corpo de Bombeiros de Campos Novos está em curso no município. Cinco empresas apresentaram documentação e os envelopes com os preços.

Na abertura dos envelopes de qualificação, houve desclassificação por questões documentais e uma das empresas já anunciou que irá recorrer. O recurso tem prazo de 5 dias para ser julgado, portanto, esses procedimentos devem transcorrer durante a próxima semana.

O orçamento máximo é de R$ 1 milhão e 59 mil reais, sendo 50% do valor arrecadado pelo próprio Corpo de Bombeiros, com a contribuição na tarifa de água e de taxas.

O restante, em torno de R$ 500 mil é do orçamento da prefeitura.

= O projeto técnico e o terreno já estão oficializados.

O quartel será construído no Bairro Senhor Bom Jesus, em terreno do governo do estado, ao lado da Escola Henrique Rupp Júnior.

O prédio terá 850 metros quadrados de área construída. Acolherá as equipes do Bombeiro Militar, Bombeiro Comunitário e vai abrigar também unidade do SAMU, por isso, seguirá também os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

O imóvel contará com sala de aula (sala de apoio), alojamentos (masculino e feminino), academia, refeitório, espaço para depósito dos equipamentos, almoxarifado, área administrativa, garagem coberta, além da implantação da Seção de Atividade Técnica – SAT para facilitar o atendimento ao cidadão, entre outras estruturas necessárias para o funcionamento de toda a parte operacional e administrativa da corporação.

De acordo com a engenheira Juliana Censi, da Amplasc, o quartel será modelo para o Estado, pois terá condições de realizar na sua própria sede demonstrações a sociedade e treinamentos de seus socorristas da parte preventiva contra incêndio através dos sistemas (hidrante/alarme/extintores/sinalização de emergência), sistemas de ancoragens para salvamento em altura e limpeza assepsia e desinfecção de materiais de urgência e emergência, incluindo a ambulância.

A previsão é de a nova sede do Corpo de Bombeiros seja construída no período de um ano.

Por falta de espaço há várias dificuldades que vão da segurança dos veículos (garagem aberta),  ao espaço limitado para treinamentos (teóricos e práticos).

Os Bombeiros além de Campos Novos prestam atendimentos aos municípios de Vargem, Brunópolis, Zorteá e Celso Ramos. (Informações da Rádio Cultura)

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.