Corpo de Bombeiros Militar completa 93 anos em Santa Catarina

Estado – Nesta quinta-feira (26), o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina comemora 93 anos de criação. A corporação foi criada em 1926, após incêndios em Florianópolis destruíram diversos estabelecimentos comerciais, além de um famoso hotel localizado no centro da cidade.

Confira a nota do Corpo de Bombeiros:

Celebramos, no dia 26 de setembro de 2019, 93 anos de criação, de existência e de história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O fogo, um dos símbolos da corporação, é um fenômeno que tem relação direta com o desenvolvimento da humanidade. Descobri-lo, criá-lo e dominá-lo possibilitou a geração de energia, a criação de materiais, a preparação de alimentos e a proteção nos mais gélidos e tenebrosos invernos. Por outro lado, o manejo inadequado e o emprego descontrolado provocou acidentes, fez surgir novos riscos e ocasionou tragédias imensuráveis.

A necessidade de um grupo de homens e mulheres para debelar incêndios, acalentar a população e conter a comoção social, fez surgir a figura do Combatente do Fogo. Quando a população atingida foge da agruras do destino, um grupo de abnegados protetores vai ao encontro do perigo para conter a fúria das chamas, proteger patrimônios e salvaguardar a população. Vidas alheias, riquezas a salvar!

Assim o foi na antiguidade, desde o império romano, assim o é, nos dias atuais!

Até o surgimento das bombas d’água, por volta do século XVI, o trabalho era feito com a ajuda da própria população, com o repasse, de mão em mão, de baldes de água até o foco do incêndio. A expressão “Bombeiro” surge com o advento dessas bombas, que possibilitou o desenvolvimento de técnicas mais adequadas e agressivas, porém mais arriscadas, no combate ao fogo.

Em Santa Catarina, no final da primeira década do século passado, incêndios na região da capital do Estado, Florianópolis, destruíram diversos estabelecimentos comerciais, além de um famoso hotel localizado no centro da cidade. Diante dos fatídicos e terríveis acontecimentos, no dia 26 de setembro de 1926, há exatos 93 anos, estruturou-se a Seção de Bombeiros da Força Pública.

Até que no dia 13 de junho de 2003, por meio da Emenda Constitucional nº 33, aquela Seção de Bombeiros da Força Pública de Santa Catarina – atual Polícia Militar, adquire autonomia administrativa, financeira e operacional.

Parabéns ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pelos seus 93 anos de existência!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.