Datafolha: STF é aprovado por apenas 19% dos brasileiros

De acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (29), a reprovação do Supremo Tribunal Federal (STF) é de 39%3 entre os brasileiros.

Outros 38% afirmaram que seu trabalho é apenas “regular”. Os que acham o STF “bom” ou “ótimo” são 19%, considerando que 4% dos entrevistados não opinaram.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 6 de dezembro com 2.948 pessoas de 176 municípios brasileiros.

O plenário do Supremo, composto pelos 11 ministros, esteve no centro das atenções em diversas ocasiões ao longo deste ano.

A principal delas foi quando julgou as ações que discutiam a constitucionalidade da prisão de condenados em segunda instância. Por 6 a 5, o plenário reverteu a jurisprudência até então vigente e foi alvo de muitas críticas por causa disso.

– O STF teve a coragem de enfrentar uma extensa lista de temas polêmicos e de grande impacto político, social, econômico e cultural. Desse modo, pacificou conflitos, estabilizou as relações institucionais e estabeleceu diretrizes para as instituições e a sociedade, promovendo segurança jurídica e garantindo direitos fundamentais – afirmou o presidente da corte, Dias Toffoli.

Considerado todo o país, as taxas de reprovação sobem conforme aumenta o grau de escolaridade. Entre os que têm ensino fundamental, 34% consideram o trabalho do Supremo ruim ou péssimo.

Entre os que têm ensino médio, são 40%. Já entre a parcela da população que tem ensino superior, a crítica à atuação da corte chega a 48%. (Informações Folhapress)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.