Defesa Civil atende municípios e monitora risco de novos temporais

O Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, explica que uma frente fria está em deslocamento pelo estado do Rio Grande do Sul e deve intensificar áreas de instabilidade durante a tarde de quinta, 24, em Santa Catarina. A previsão, segundo ele, é de “ventos acima de 60 km/h e chuva forte em curto espaço de tempo”. A condição de temporais diminui na sexta-feira e sábado, 25 e 26.

O monitoramento climático e de operações é constante no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), de acordo com o secretário. “Através do monitoramento climático, podemos emitir alertas e prevenir os catarinenses para adversidades. Além das orientações pelas redes sociais da Defesa Civil e informes pela imprensa, a SDC oferece o serviço de alertas por meio do SMS onde, de forma gratuita, é possível receber notificações de emergência e orientações através do celular.”

Para isso basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 contendo o CEP do local a ser monitorado. É possível cadastrar mais de um CEP.

Apoio aos municípios

Além do trabalho de monitoramento de riscos e orientação à população, a Secretaria de Estado da Defesa Civil tem apoiado os municípios que registraram estragos durante janeiro. É o caso de Penha, cidade atingida por uma forte chuva na quinta-feira, 17. Estradas foram danificadas, houve alagamentos de ruas e casas, e aproximadamente 400 famílias ficaram temporariamente desalojadas. A prefeitura decretou situação de emergência e calcula que o prejuízo passe de R$ 5 milhões.

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Itajaí prestou suporte ao município ainda na semana passada e, nesta terça-feira, o secretário de Estado e outros técnicos da Defesa Civil vistoriaram os locais mais atingidos pela chuva. O prefeito de Penha, Aquiles Costa, lamentou o estrago provocado pela tempestade e disse que episódio “serviu de exemplo para que a cidade esteja mais preparada para situações adversas”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.