Defesa Civil de Santa Catarina divulga nota sobre barragens em SC

Estado – Em razão da tragédia registrada nesta sexta-feira (25) em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, onde uma barragem da Vale acabou rompendo deixando, segundo estimativas, cerca de 200 pessoas desaparecidas, o Governo do Estado de Santa Catarina divulgou nota da Defesa Civil com relação às barragens existentes em SC.

O texto tranquiliza a população devido à diferenciação em suas funcionalidades, ou seja, enquanto em Brumadinho era utilizada para armazenar resíduos de mineração, em SC são barragens utilizadas para conter a água da chuva, por curto espaço de tempo, e assim beneficiar dezenas de milhares de catarinenses. Leia na íntegra:

Nota

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil esclarece, em função do caso registrado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, que as barragens de contenção de cheias em Santa Catarina não oferecem risco para a população. São estruturas com finalidades diferentes. Em Brumadinho era utilizada para armazenar resíduos de mineração. Já nossas barragens são utilizadas para conter a água da chuva, por curto espaço de tempo, e assim beneficiar dezenas de milhares de catarinenses.
Da mesma forma, as estruturas de contenção de cheias de Santa Catarina passam por constante monitorando e manutenção preventiva.
A Defesa Civil de Santa Catarina permanece à disposição dos catarinenses.

1 Comentário

  1. Ola Boa noite!
    Fico feliz em saber que o Estado esta monitorando as barragens em Sc porém sabemos que acidentes ocorrem enfim o sistema de alerta existe?? Com ose da este Alerta tem um cadastro prévio ?? sabe-se de antemão para que lado vai o volume de água na hipótese de um incidente desta magnitude ? que cidades seriam atingidas e quais deveriam ser desocupadas ?
    Gostaria de ver um plano de ação feito e enviado por e-mail ou acessado por site se possível

    Grande abraço

    Darlan Dapper
    Do vale do Itajaí

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.