Home Notícias Região Departamento Municipal de Esportes faz entrega de alimentos à Apae de Ipira

Departamento Municipal de Esportes faz entrega de alimentos à Apae de Ipira

0
Departamento Municipal de Esportes faz entrega de alimentos à Apae de Ipira

Piratuba – Na manhã de quarta-feira, 7, o Departamento Municipal de Esportes (DME) de Piratuba realizou a entrega de 145 quilos de alimentos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Ipira, que também atende os municípios de Piratuba e Peritiba. De acordo com o Diretor de Esportes de Piratuba, Jonas Pacheco, os alimentos foram arrecadados através do Projeto Integrar. No ano passado, o DME realizou outras duas entregas à entidade, totalizando cerca de 400 quilos de alimentos, arrecadados por ocasião dos campeonatos de futsal e de futebol de campo.

O responsável pela área financeira da Apae de Ipira, Mário Zuquello, informou que a entidade atende hoje 56 usuários, desde crianças pequenas até idosos, e que este número pode variar, geralmente para mais. Ele comenta que o termo “aluno” deixou de ser utilizado por decisão da Federação das Apaes. Segundo Zuquello, o atendimento é realizado atualmente por seis professores (mas há vaga em aberto para mais um), além dele, uma diretora, três funcionários técnicos – assistente social, psicóloga e psicoterapeuta – e uma auxiliar de serviços gerais.

Parte da renda para manutenção do local é obtida através de convênios com o Estado e os Municípios, porém, a constante doação de alimentos por parte da comunidade é essencial. “Recebemos alimentos doados por Pessoas Físicas e Jurídicas periodicamente e isso praticamente zera nossos gastos com mercado”, destaca Zuquello.

Para arrecadar mais recursos para manutenção, a Apae realiza anualmente o Risoto no Tacho (que este ano será em 29 de junho) e os Pedágios, através dos quais os motoristas fazem doação de valores em dinheiro. “Estes Pedágios já são tradicionais e contam com o monitoramento da Polícia Militar. A doação não é obrigatória e cada motorista dá o valor que quiser”, explica. (ASCOM)