Desativado o setor de fracionamento de sangue no Hemocentro de Joaçaba

Joaçaba – A dificuldade financeira em que está passando a Fundação de Apoio ao Hemosc e o Cepon com sede em Florianópolis, começou a apresentar reflexos nos Hemocentros Regionais espalhados por Santa Catarina.

Nesta quarta-feira (12) o diretor do Hemocentro de Joaçaba, o médico Nilson Dorl, confirmou à Rádio Catarinense que devido à crise financeira o Setor de Fracionamento de Sangue do hemocentro local está passando por algumas mudanças, inclusive, pela demissão de seis funcionários.

“A fundação está passando por algumas mudanças, e devido a isso, nós estamos sofrendo algumas alterações. O Setor de Processamento de Sangue que era muito utilizado aqui, foi centralizado para a cidade de Chapecó. Isso trará alguns problemas inicialmente para nós, porque dependeremos de uma logística para vir o sangue processado de lá para cá”, explicou o médico.

Segundo ele, isso não é novidade porque já existe dentro da hemorrede um intercâmbio na distribuição de sangue pelo Estado. “Sempre que a gente precisa de sangue nós solicitamos para Joinville, Florianópolis, Blumenau e até mesmo Chapecó, e dá mesma forma quando eles precisam, eles entram em contato com a gente para a transferência das bolsas de sangue. Por isso é que chamamos de hemorrede”, disse Dorl.

O médico argumentou que o impacto para o Hemocentro de Joaçaba quanto a estas alterações, foi na demissão de seis funcionários que trabalhavam no Setor de Fracionamento de Sangue que foi desativado. “A gente espera que essa situação seja temporária, porque a questão financeira da Fundação de Apoio ao Hemosc e o Cepon atualmente é bastante complicada, agravada pelo problema conjuntural que está acometendo o país todo, e Santa Catarina não é diferente”.

Concluindo, Nilson Dorl fez questão de confirmar que o atendimento no Hemocentro de Joaçaba está garantido a população. “Nosso ambulatório que é bastante atuante, está funcionando normalmente e não sofrerá nenhuma alteração na sua continuidade. Então os nossos pacientes que estão em tratamento, eles não terão nenhum problema. Isso a gente pode garantir”.

Além de Joaçaba, os demais Hemocentros Regionais estão localizados nos municípios de Lages, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau, totalizando seis em Santa Catarina.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.