Home Notícias Geral Moradora do RS contribui no custeio e escultor capinzalense vai à competição no Chile

Moradora do RS contribui no custeio e escultor capinzalense vai à competição no Chile

0
Moradora do RS contribui no custeio e escultor capinzalense vai à competição no Chile

Capinzal – O escultor capinzalense Henrique Paim Junior viaja na próxima semana para representar o Brasil em mais uma competição internacional. O artista arruma as malas para na segunda-feira (05) embarcar para o Chile onde participa do Simpósio Internacional de Esculturas de Temuco.

Henrique recebeu o convite para participar do evento através de um escultor chileno que conheceu na Rússia em agosto do ano passado e foi premiado pelo design da escultura. Para participar do evento era necessário enviar o projeto com um tema específico: a cultura dos povos Mapuches nativos do Chile.

Após alguns dias de criação e dedicação ao projeto veio o retorno de que ele havia sido selecionado para participar entre 15 escultores de 12 países das Américas, Europa e Ásia. “A felicidade foi muito grande porque sabemos que conseguir ser selecionado para um evento desses é muito difícil”, conta a namorada Kelli Rosa, que acompanhará a viagem.

Kelli conta que no último domingo (29) uma moradora do Rio Grande do Sul encontrou o casal capinzalense pela internet, entrou em contato por telefone para solicitar um curso de escultura com o Henrique, ficou fascinada com a história, o trabalho realizado e às viagens à Rússia que resolveu colaborar com uma parte das passagens aéreas.

“Para ela não tinha como deixar de aproveitar uma oportunidade dessas e colaborou conforme pôde. Foi então que surgiu essa possibilidade de que tudo é possível”, comenta. Kelli explica que, primeiramente Henrique não iria participar. “Não por falta de vontade porque tentamos o que pudemos, fomos atrás de colaboração, mas sem êxito, e ‘do nada’ surgiu essa moça que sequer nos conhecia que havia passado uma madrugada inteira observando nossos trabalhos e no outro dia em uma simples ligação em questão de minutos abriu essa porta. Ela estava procurando uma ajuda e acabou nos ajudando”, comemora.

O evento será realizado em Temuco entre os dias 08 e 16 de fevereiro. O governo do Chile disponibiliza hospedagem e alimentação, além de uma ajuda de custo quando chegar àquele país. Ainda, a organização oferecerá uma tora onde os escultores poderão esculpir com motosserra o projeto enviado. As esculturas farão parte da decoração do centro da cidade.

“Mais uma vez o universo nos confirma que nada é impossível para Deus. Agora faltando menos de uma semana para a viagem que vai ser na próxima segunda-feira estamos na correria, mas com o coração repleto de gratidão”, finaliza.