Dia da Árvore no “Viver e Conhecer” tem plantio de Ipê-Roxo, sorteio de mudas e distribuição de cartões

Capinzal – O Dia da Árvore, comemorado no Brasil nesta quinta-feira (21), não passou despercebido pela Escola Municipal Viver e Conhecer de Capinzal. Através da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) foi realizada nesta manhã uma trilha no bosque onde foram mostradas espécies, algumas nativas, e outras plantas.

O projeto nasceu em parceria com a Usina Hidrelétrica Machadinho. Na oportunidade, com a coordenação da diretora Maria de Fátima Ribeiro e da professora Adriana Surdi Martinelli, foram plantadas mudas de Ipê Roxo, símbolo do município.  Os alunos também fizeram a entrega de um cartão feito com papel reciclável e o sorteio de uma muda em cada sala de aula, como forma de estimular a conscientização da necessidade de se preservar o meio ambiente.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é fundamental para a sobrevivência humana.  Sem elas, o futuro dos seres vivos (pessoas, animais, aves etc.) estaria ameaçado. Isso porque teríamos um desequilíbrio da natureza. As árvores também são importantes para evitar desmoronamentos de terra e enchentes nos rios. Elas formam uma barreira natural quando chove muito e impedem que desastres maiores aconteçam.

As árvores são de suma importância para toda humanidade, pois garantem o equilíbrio ecológico da natureza, regulando o clima, protegendo os solos, ajudando no desenvolvimento da fauna e permitindo a pureza das águas dos rios.

O dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.