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DNIT/SC pede mais dinheiro para manutenção das rodovias federais em Santa Catarina

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DNIT/SC pede mais dinheiro para manutenção das rodovias  federais em Santa Catarina

Estado – Boa parte dos R$ 131 milhões que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inicialmente destinou no orçamento da União de 2019 para manutenção das rodovias federais de Santa Catarina será usada em obras importantes. Dois exemplos citados pelo superintendente do DNIT em nosso Estado, Ronaldo Carioni Barbosa, são a reforma da ponte na BR-470 entre os município de Apiúna e Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, e uma passagem inferior a ser aberta na mesma rodovia em Pouso Redondo. A primeira pode custar R$ 20 milhões e a segunda, R$ 10 milhões.

Esse argumento foi usado nesta semana durante reunião com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, em Brasília, na tentativa de ver a fatia do bolo engrossada para o próximo ano. Os R$ 131 milhões representam uma queda de 17% em relação ao que foi destinado para manutenção das rodovias federais neste ano. Não houve promessa por parte do ministro, mas Carioni identificou boa vontade por parte dele para rever os valores.

Duplicação

A proposta de orçamento do DNIT para 2019 foi revisada e nisso acabamos perdendo um pouco mais de dinheiro para a duplicação da BR-470 no próximo ano. Os R$ 35 milhões inicialmente previstos pelo órgão passaram a R$ 30 milhões. A proposta ainda depende de aprovação no Congresso Nacional.

O superintendente do DNIT/SC diz que tentará garantir o máximo de emendas parlamentares possível para engrossar o caldo e garantir que o ritmo da duplicação não diminua em 2019.

Obra na ponte

Ainda não se sabe que tipo de reforma será providenciada na ponte da BR-470 entre Apiúna e Ibirama. Se for para fazer o que tem que ser feito o investimento pode chegar a R$ 20 milhões.

Se o órgão federal optar por uma medida paliativa, o valor pode ficar em 10% disso. Com recursos cada vez mais escassos, cresce a sensação de que a reforma vai apenas evitar que a ponte venha a ser interditada nos próximos meses, como temem lideranças empresariais e políticas do Alto Vale do Itajaí. (Blog do Pancho/NSC)