Duas pessoas com suspeita de Covid-19 são multadas em R$ 500 cada por descumprirem normas sanitárias em SC

Florianópolis – Duas pessoas foram multadas nesta terça-feira, dia 7, pela prefeitura de Florianópolis, ambas com sintomas da Covid-19, por descumprirem normas sanitárias referentes à pandemia do novo coronavírus. Uma delas não quis assinar o termo de isolamento da administração municipal e a outra se recusou a fazer coleta de material para teste de detecção da doença.

Conforme a prefeitura, a fiscalização com o levantamento das informações iniciou na semana passada. A cidade tem 114 pacientes com a doença, segundo balanço do governo do estado desta terça-feira.

A medida de isolamento é determinada pela autoridade sanitária do município e, conforme a prefeitura, o objetivo é proteger a saúde da coletividade, limitando a circulação viral por meio da restrição dos contatos do paciente com suspeita ou já diagnosticado com a Covid-19.

Para os casos suspeitos, caso a pessoa não esteja em casa no momento da testagem para o novo coronavírus, ou se houver recusa em ter o material coletado pela Vigilância Sanitária da capital, é determinada multa de R$ 500.

A penalidade pode ser aplicada também às pessoas que assinaram termo de responsabilidade de isolamento e que ainda assim não se mantêm em domicílio, incluindo aqueles que chegam à cidade via aeroporto.

As coletas são feitas na casa das pessoas com suspeita e a Vigilância Epidemiológica faz acompanhamento diário da situação por telefone. Se houver confirmação para coronavírus, a equipe entra em contato, e informa o diagnóstico e as recomendações necessárias.

(Com informações do G1)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.