Duplas de Piratuba vencem Copa Scherer 2019 nas categorias Graduado e Turismo

A cidade de Videira, no Oeste Catarinense, foi a grande responsável por encerrar a temporada 2019 da Copa Scherer 4×4 Carbon Free. A final do campeonato aconteceu no dia 23 de novembro e reuniu competidores das categorias de carros 4×4 Graduado, Turismo e Turismo Light. Em 2019 cerca de 80 pilotos e navegadores participaram das cinco provas da competição que, além de Videira, também passou pelas cidades de Joaçaba, Fraiburgo, Curitibanos e Caçador. Entre os destaques da temporada estiveram novamente competidores de Piratuba que venceram as categorias Graduado a Turismo e marcaram presença em todos os pódios do evento de final de campeonato.

O evento que fechou a temporada foi realizado em Videira e contou com 118 quilômetros de prova, sendo 56 de trecho navegado e 62 de deslocamentos, passando por duas fazendas da região. A cidade realizou uma grande festa que reuniu amigos e famílias para celebrar o esporte off-road em um dos anos em que a competição mais cresceu em termos técnicos e de organização e agradou cada vez mais pilotos e navegadores aprimorando suas características de prova com o passar das etapas.

Nova direção técnica em 2019

Entre os elogios destacados pelos pilotos e navegadores sobre a Copa Scherer 4×4 Carbon Free 2019, o mais citado foi a adição do novo diretor de prova, Alexandre Rech, à equipe da competição. Segundo Rech, trabalhar na Copa Scherer neste ano foi uma oportunidade para evoluir como diretor de prova. “Aqui encontrei a matéria-prima para se fazer rally, aliado a receptividade das cidades e dos clubes que ajudaram a compor cada etapa. A Copa Scherer me ajudou a evoluir, por isso deixo meu muito obrigado a todos que puderam andar, se divertir, passar perrengue e colocar mais uns capítulos nas resenhas que o rally proporciona”, afirma.

Festa de Piratuba em Videira

Na Graduado, categoria destinada aos competidores mais experientes, o piloto Leandro Riffel fez o primeiro lugar na última prova do ano e confirmou a soberania da categoria. Ele já era campeão com uma etapa de antecedência, mas nem por isso deu moleza para os adversários. Com um segundo lugar na primeira etapa da prova e um primeiro na segunda etapa, o piloto de Piratuba garantiu mais uma vitória e fechou o campeonato com quatro primeiros lugares em cinco provas. “Videira foi mais uma prova muito bem feita pela equipe de organização da Copa Scherer. O piso seco facilitou a pilotagem, mas deixou a prova mais técnica onde poucos pontos definem os resultados”, destaca Leandro.

Leandro, que compete ao lado do navegador de Capinzal, Michael Masson, também destacou a evolução da qualidade das provas da competição em 2019. “A chegada do Alexandre Rech como diretor técnico das provas do campeonato colocou a Copa Scherer no patamar das melhores provas de regularidade do Brasil, sempre ouvindo os competidores, ajustando e melhorando a cada prova. A organização geral também está de parabéns, um campeonato requer pessoas envolvidas nos bastidores que abrem mão dos seus afazeres profissionais para dedicar tempo e empenho para proporcionar aos competidores apenas andar nas provas e se divertirem, tivemos isso em 2019. Pessoas certas nos lugares certos, assim resumo a organização desse excelente campeonato”, encerra o piloto da Graduado.

Ainda na Graduado entre os destaques da região esteve o piloto Dirceu Potrich, de Ipira, que ficou em segundo lugar na prova de Videira competindo ao lado do navegador de Chapecó, André Lenger. Com o resultado, Dirceu encerrou a temporada em quarto lugar na classificação geral de pilotos. “Para mim a Copa Scherer é considerada uma família. Todos se divertem para alcançar um objetivo, sendo que a amizade é o maior troféu”, destaca.

Título de pai e filho na Turismo

O piloto José Andrade Junior e o seu filho, o navegador Bernardo Schafer Andrade, ficaram em quarto lugar na prova de Videira, mas o resultado foi suficiente para garantir o título da categoria Turismo para a cidade de Piratuba. Para nós a Copa Scherer está no coração, não há coisa melhor do que poder estar participando desta competição que a cada dia vem evoluindo e criando novos vencedores. A prova de Videira foi uma ótima prova como todas as outras que tiveram este ano, e com ótimos terrenos. Para nós o troféu é estar confraternizando com os amigos e fazer novas amizades no meio off-road”, afirma Bernardo, de apenas 12 anos.

Junior lembra também que a principal disputa do título esse ano ficou na família, já que ele e Bernardo competiram ponto a ponto com o piloto César Leobet e o navegador Eduardo Leobet, também de Piratuba, que são tio e primo, respectivamente, do piloto. “Foi a primeira vez que fizemos o campeonato inteiro e todas as provas foram perfeitas e a cada uma destas a vontade de lutar pelo troféu de campeão aumentava para ver a alegria do meu filho. Outro detalhe interessante foi poder estar disputando com meu tio e meu primo em uma brincadeira saudável que motiva um ao outro em querer sempre ganhar”, conta o piloto.

Neste ano a dupla de Piratuba também venceu o Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4×4 e em 2020 vai estar competindo pela Graduado, categoria dedicada aos competidores mais experientes. “As expectativas são grandes pois será um novo desafio. Poder andar na Graduado é uma felicidade inexplicável. Vamos andar no meio de quem tem muita experiência, mas vamos fazer o nosso melhor”, diz Bernardo. “Sabemos que as dificuldades vão aumentar, tanto na velocidade, na navegação e na disputa com competidores afiados, mas todo desafio na vida tem que ser superado, então vamos incomodar os amigos da Graduado”, brinca Junior.

César e Eduardo Leobet não puderam participar da prova de Videira, mas ainda assim conquistaram o quarto lugar na classificação geral da categoria. As provas que conseguimos participar estavam muito boas, muito técnicas e exigiram muito, tanto do piloto, como do navegador. Parabéns aos organizadores deste evento que nos une pela amizade e amor ao rally”, vibra César.

Eduardo também destaca a evolução da competição em 2019. “A Copa Scherer este ano evoluiu muito tecnicamente. Todas as provas que participamos foram excelentes e fica até difícil escolher qual foi a melhor etapa, pois todas foram muito bem organizadas. Acredito ser um campeonato importantíssimo para nossa região pois é formador de ótimos pilotos e navegadores a nível nacional. Esperamos poder participar novamente no próximo ano e que esteja cada vez mais forte e melhor”, comenta Eduardo.

Primeiro ano como piloto e pódio na Turismo Light

Pela Turismo Light, categoria destinada aos competidores que estão iniciando no esporte, a cidade subiu ao pódio com o quinto lugar do piloto Mauro Ilhacos e do navegador André Hachmann. Os dois conquistaram a colocação depois de confirmar o segundo lugar na prova de Videira e mesmo sem ter participado de todas as etapas da temporada. A Copa Scherer foi muito boa, as provas estavam espetaculares e foi uma escola para todos os competidores, inclusive eu que fiquei um tempinho sem andar”, diz André.

Para Mauro o ano foi especial. Já com experiência como navegador, 2019 foi a vez do competidor experimentar o esporte como piloto. “A Copa Scherer deste ano foi de altíssimo nível. Houve uma evolução técnica muito grande, com muita precisão dos mapeamentos, trazendo junto uma competitividade maior entre os pilotos e navegadores com resultados mais justos e apertados. Isso obrigou a evolução entre a dupla, não deixando nada a desejar comparando com os demais rallys. Isso tudo para mim eu meu navegador foi uma evolução dentro do esporte. Esse ano fica marcado em especial, apesar de ter experiência como navegador, eu iniciei como piloto, e termino o ano muito satisfeito de ter participado da Copa Scherer”, afirma Mauro.

Confira abaixo os pódios completos da última prova e do campeonato de 2019.

PÓDIOS PROVA VIDEIRA

GRADUADO (Piloto/Navegador)
 Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2º Dirceu Potrich (Ipira-SC) e André Lengler (Chapecó-SC)
3º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Leandro Macedo Ferreira (Curitiba-PR)
4º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
5º Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)

TURISMO (Piloto/Navegador)
1º Paulo Lacowicz e Ramon Lacowicz (Fraiburgo-SC)
2º Denilson Bonfanti e Bruna de Oliveira (São Bento do Sul-SC)
3º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
4º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
5º Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)

TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
1º Valdir Cortina e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
2º Mauro Ilhacos e André Hachmann (Piratuba-SC)
3º Gilson Savaris (Capinzal-SC) e Matheus Driessen (Caçador-SC)
4º Ramon Oliveira de Souza (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
5º Altair Mazieiro e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)

PÓDIOS CAMPEONATO 2019

GRADUADO (Piloto/Navegador)
1º Leandro Riffel (Piratuba-SC)
 e Michael Masson (Capinzal-SC)
2º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
3º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Leandro Macedo Ferreira (Curitiba-PR)
4º Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Naor Petry (Joaçaba-SC)
5º Eloí Petry (Joaçaba-SC) e Thiago Silva (Gravataí-RS)

TURISMO (Piloto/Navegador)
1º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)

2º Paulo Lacowicz e Ramon Lacowicz (Fraiburgo-SC)
3º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
4º César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)
5º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)

TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
1º Gilson Savaris (Capinzal-SC) e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
2º Altair Mazieiro (Capinzal-SC) e Matheus Driessen (Caçador-SC)
3º Giovani Modolon (Jaguaruna-SC) e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)
4º Ramon Oliveira de Souza (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
5º Mauro Ilhacos e André Hachmann (Piratuba-SC)

(Ascom)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.