Home Destaques Embargo da União Europeia ao frango do Brasil ameaça 30 mil empregos, segundo a ABPA

Embargo da União Europeia ao frango do Brasil ameaça 30 mil empregos, segundo a ABPA

0
Embargo da União Europeia ao frango do Brasil ameaça 30 mil empregos, segundo a ABPA

Brasil – O embargo à importação do frango brasileiro pela União Europeia anunciado na semana passada ameaça empregos no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a medida deve levar ao fechamento de 15 mil vagas diretas e outras 15 mil indiretas.

“Estamos festejando a geração de 56 mil postos de trabalho em março e podemos fechar 30 mil empregos em abril”, diz o vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin referindo-se aos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho.

Além do risco de fechamento de postos, há preocupação também com as cerca de 130 mil famílias que atuam com a avicultura. “Hoje, 95% deles operam pelo sistema de produção integrada, em que a empresa fornece os insumos, o agricultor faz a criação do animal e ao final é calculado o pagamento”, explica o superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucci.

Com as restrições, a indústria começa a reduzir o repasse para os produtores, o que diminui o número de aves produzidas e, consequentemente, o valor que será recebido pelo agricultor.

“As empresas têm a política de tentar manter o produtor, mas já há excesso de mercadoria e estamos chegando ao nosso limite de carne congelada. Por isso, as indústrias estão optando pelas férias coletivas”, diz o diretor executivo da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Ricardo Gouveia.

(Informações revista Veja)