Home Notícias Geral Empregadores terão oportunidade de negociar dívidas trabalhistas

Empregadores terão oportunidade de negociar dívidas trabalhistas

0
Empregadores terão oportunidade de negociar dívidas trabalhistas

Empregadores que não quitaram dívidas trabalhistas em Santa Catarina terão oportunidade para negociar um acordo mês que vem. É que o Tribunal Regional do Trabalho do Estado, o TRT-SC vai promover, junto com os dos demais Estados do país, a 8ª Semana Nacional da Execução Trabalhista.

O objetivo é oportunizar uma negociação para valores de ações já julgadas mas não pagas, o que significa que ficaram na fase de execução. Em Santa Catarina, no final do mês passado havia 45.800 ações com pagamentos pendentes, 7,5% mais do que as 42.600 do final de 2016. 

O TRT-SC participou das sete edições anteriores da semana e, no total, foram viabilizados acordos que somaram pagamento de R$ 84 milhões.

No Brasil, as sete edições alcançaram pagamento total de R$ 819 milhões. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de setembro pelo site do TRT-SC. O evento será realizado de 17 a 21 de setembro. 

Segundo o juiz do trabalho Charles Felisbino, coordenador da iniciativa, a negociação traz benefícios para todos os envolvidos. É a forma mais rápida para resolver dívidas pendentes. Bom para o trabalhador que recebe o crédito reconhecido, para o empregador que quita o débito e para a Justiça porque garante a prestação do serviço jurisdicional. Quando não há pagamento, o TRT-SC tenta a cobrança cruzando dados para identificar bens que possam quitar o débito. Entre 2015 e 2017, as 60 varas da Justiça do Trabalho de SC iniciaram ou desarquivaram 87,9 mil execuções, finalizando 70,2 mil, o que significou o pagamento de 80%.

Correção

O professor Günther Lother Pertschy, que integrou o grupo de lideranças na foto do Pacto pela Inovação que saiu aqui na coluna terça-feira, é presidente da Acafe e não vice-presidente da Acate. 

Profissionais de TI

Como continua difícil encontrar profissionais pelo setor de tecnologia de SC, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) assinou convênio com o Clube de Estágio Conecte, do Senai/SC. O plano é estimular que empresas associadas à entidade contratem estagiários do ensino médio técnico da instituição educacional. Os principais contemplados serão estudantes de Tecnologia da Informação em software, informa o presidente da vertical de Educação da Acate, Antonio Gonzaga. (NSC)